10.11.10
Nesses cinco anos de criação da Universidade Estadual de Roraima, o Estado vem passando por uma revolução silenciosa, a UERR adveio com o objetivo de promover o fortalecimento do Ensino Superior, principalmente nos municípios do interior. Por ser uma instituição multicampi, sua estrutura é constituída de Campus, Núcleos e Salas Descentralizadas. São vinte e dois cursos integrados em quatro grandes áreas do conhecimento: Humanas Linguagem e Artes; Socialmente Aplicadas; Exatas e Agrárias e Biológicas e da Saúde.
Nessa primeira fase de sua implantação foram ofertados cursos nas diversas áreas, na capital e, especialmente, nos municípios do interior, visto que esses não dispunham de mão de obra qualificada para atender suas demandas. Essa necessidade motivou a oferta dos cursos de Administração,Contabilidade, Comércio Exterior, entre outros, na área das Ciências Socialmente Aplicadas. Nas Agrárias, Engenharia Florestal em São João da Baliza e Agronomia nos municípios de Rorainópolis, Alto Alegre e Normandia. Na Saúde, a UERR foi a primeira instituição a ofertar o curso de Enfermagem no Estado.
Outro grande desafio é o fortalecimento da Educação Básica, entendemos que só poderemos ter uma universidade forte, se tivermos uma Educação Básica que venha possibilitar direito a toda pessoa o seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, bem como a continuidade dos seus estudos. Para tanto, ofertamos na área de Humanas todas as licenciaturas.
Por ser uma instituição que tem como tripé da sua existência o ensino, a pesquisa e a extensão, uma das nossas metas para os próximos dez anos é possibilitar a formação de mil mestres e doutores em nosso Estado, ofertando cursos próprios e através de parcerias com outras universidades.
A partir de 2012, prazo estabelecido pela Lei Complementar nº 91/05 para sua total implantação, a UERR adotará nova política para oferta de cursos nas suas unidades, cursos esses que venham fomentar o desenvolvimento dos municípios, procurando identificar suas ofertas com os arranjos produtivos locais, assim como sua inserção geográfica na região de abrangência dos Campi.
Agradeço a todos os que fazem o dia a dia da Universidade: colaboradores, professores, alunos, gestores e Mantenedora.
Agradeço a todos os que fazem o dia a dia da Universidade: colaboradores, professores, alunos, gestores e Mantenedora.
Palavra do Reitor
Nonato Vilarins
Nonato Vilarins