06.02.09
O reitor da Universidade Estadual de Roraima, Nonato Vilarins, anunciou na manhã desta sexta-feira, 6, o vestibular para o Agronerr, curso de Agronomia voltado para Áreas de Reformas Agrárias no Sul do Estado. As provas serão realizadas em julho e o início das aulas está previsto para agosto.
O projeto surge graças à onda migratória bastante intensa, onde muitos agricultores têm deixado seus lotes para morarem na cidade em busca de uma melhor qualidade de vida para suas famílias.
“O reflexo disso são centenas de lotes abandonados, muitos deles sendo adquiridos por grandes pecuaristas e sendo incorporados aos grandes latifúndios, fazendo com que a agricultura familiar seja quase inexistente nessas regiões”, disse o reitor.
Aliada a política de interiorização da educação superior da UERR surgiu a proposta do curso de Agronomia para assentados, que visa diminuir esse processo procurando dar um sentido mais amplo a “educação do campo”.
O superintendente do Incra, Titonho Beserra, disse que aguarda com grande expectativa o início do projeto que é financiado pelo órgão federal. “Estão destinados R$ 1.200.000 para a realização do Agronerr, que vai atender a 50 alunos no período de cinco anos”, disse.
Para ele, um dos pontos mais importantes é a evasão. “A proposta é que os assentados apliquem os conhecimentos aprendidos no campo, de modo a elevar as condições de vida e de cidadania do Interior de Roraima”,
Pronera – O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária é uma parceria entre o Governo Federal, Instituições de Ensino Superior e os Movimentos Sociais Rurais, com o objetivo de desencadear um amplo processo na Educação de Jovens e Adultos nos assentamentos de Reforma Agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Em Roraima, a UERR firmou a parceria com o Governo Federal, através do Incra, e administra o programa no Estado. Um dos objetivos é promover a formação de educadores em magistério de nível médio, visando contribuir para consolidação de uma escola do campo, cuja finalidade seja trabalhar em favor da erradicação do analfabetismo e da garantia do direito à educação, à produção de valores, conhecimentos e tecnologias humanizadas.