16.10.12
A UERR realiza de 16 a 19 de outubro, em parceria com a Embrapa, uma mostra de trabalhos científicos de alunos bolsistas de instituições de ensino superior de Roraima. A exposição dos trabalhos de acadêmicos da UERR, IFRR, UFRR e Cathedral faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e ocorre de duas formas: 37 por meio de resumo em pôsters e 27 em apresentação de resumo oral. Os trabalhos são avaliados por bancas de pesquisadores e concorrem, em cada categoria, a um prêmio de R$ 200 para o melhor e R$ 100 para o segundo colocado.
Os trabalhos são resultado da participação de acadêmicos em programas de iniciação científica como o Piic (Programa Institucional de Iniciação Científica) da UERR, Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da UERR em parceria com o CNPq, e Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Capes.
As acadêmicas de Química da UERR Jaira Rocha e Cristiane Marangon
As pesquisas dos acadêmicos contemplam temas relevantes para a atividade produtiva e o dia a dia da população. Como exemplo, os acadêmicos de química da UERR Cristiane Marangon, Jaira Rocha, Elida Raquel e Juciel Souza exibem em pôster o trabalho ‘Valor Nutricional de Cálcio e Ferro Encontrado nas Folhas de Cipó d’alho (Mansoa alliacea) na Comunidade de Caicubi – Baixo Rio Branco-RR’; e a acadêmica de agronomia da UFRR, Pollyana Schuertz Paulino, apresentou dia16 o trabalho ‘Caracterização de mamoeira cultivada em Roraima em função de arranjo espacial de plantas’.
Confira a programação de exposição dos trabalhos:
Exibição em pôster
Apresentação oral
OFICINAS – Oficinas e minicursos fazem parte da programação da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima. As atividades começaram nesta quarta e vão até sábado (20), no campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima e no parque Anauá.
São nove cursos e nove oficinas que abordam temas diversificados, como neurociência e a cognição no processo ensino/aprendizagem no ensino de ciências e Elaboração de projetos de pesquisa para Iniciação Científica. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. A relação completa esta disponível no site da UERR (www.uerr.edu.br)
Além dos temas científicos, este ano a organização estadual da semana abriu espaço para oficinas focadas em arte, como a ministrada por Zanny Adairalba, a única cordelista mulher de Roraima, que oferecerá quinta, sexta e sábado uma intitulada “literatura de cordel e as sextilhas da poesia popular”. Já o professor e também cordelista Rodrigo de Oliveira ministrará oficina sobre o uso do cordel no ensino de ciências.