No mês de agosto, o campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) de Rorainópolis realizou as primeiras análises de qualidade da água do município. As análises fazem parte do projeto de pesquisa intitulado Recursos hídricos da cidade de Rorainópolis: Qualidade de vida e educação ambiental, que tem como objetivo levantar informações sobre as condições gerais da água do município, com enfoque na qualidade da água consumida das mais diversas formas pela população.
A professora Maria Bárbara, uma das coordenadoras do projeto, disse que foram coletadas inicialmente amostras em três pontos da cidade, sendo eles: Igarapés Chico Rei e Tenente Coronel (Gentil) e na avenida central da cidade com a água de abastecimento.
“As análises preliminares apontaram a presença de coliformes fecais nas águas dos igarapés, indicando a possibilidade desse indicador ser uma conseqüência do descarte de esgoto doméstico nos mesmos”.
A água de consumo está mais ácida do que o permitido pela Portaria 518/04/MS. Os outros dados serão analisados mais detalhadamente e integrarão o banco de dados a ser disponibilizado para toda a comunidade acadêmica e demais interessados nessas informações.
A professora da Universidade Estadual disse que futuramente o projeto irá englobar os estudos sobre os impactos ambientais sobre os recursos hídricos do sul do Estado e a educação ambiental como possibilidade de minimizar esses impactos sob a forma de projeto de extensão.
O projeto tem como coordenadores os professores Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Maria Bárbara de Magalhães Bethonico, André Camargo de Oliveira e Ana Maria Henrique Moniz e conta com uma parceria firmada entre a Reitoria da UERR e a Companhia de Água e Esgotos de Roraima – CAER.