12.06.13
Acadêmicos, professores e pesquisadores estão convidados para a palestra “Aprendizagem significativa, campos conceituais e pedagogia da autonomia: implicações para o Ensino de Ciências”, que será ministrada pelo professor doutor Marco Antonio Moreira nesta quinta (13), às 17h30, no auditório do campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima.
A palestra é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UERR. Marco Antonio Moreira é professor colaborador do programa e está em Boa Vista para ministrar a disciplina Redação Científica para os alunos do Mestrado em Ensino de Ciências.
O professor é licenciado em Física (1965), mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. É professor do Instituto de Física da UFRGS desde 1967 e colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998.
Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1798. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. É pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, desde 1989. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007.
Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005 e na revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011. É editor dos periódicos Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 e Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011.
Já publicou 228 artigos em periódicos, 118 trabalhos completos em anais de congressos e 34 livros. Orientou 48 dissertações de mestrado e 34 teses de doutorado, co-orientou 5 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado.