06.08.09
O incentivo à pesquisa é uma das políticas institucionais que a Universidade Estadual de Roraima adota como base de seu trabalho. Com o objetivo de promover ainda mais essa área acadêmica, a UERR convida todos os seus acadêmicos a participar do 12º Prêmio FINEP de Inovação.
O objetivo é selecionar projetos que insiram estudantes de graduação no ambiente de pesquisa e produção científica. Considerada a maior premiação à inovação tecnológica do País, o programa é coordenado pelo FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia e foi criado para reconhecer esforços inovadores realizados por empresas e instituições de ciência e tecnologia brasileiras.
O reitor da UERR, Nonato Vilarins e o pró-reitor de Pesquisa, Luis Fernando Guterres, se reuniram nesta quinta-feira (6) com o analista Mário Serra Cumeira, coordenador do Prêmio FINEP na região Norte para discutir o programa.
Segundo o reitor, o incentivo à pesquisa científica e à inovação tecnológica é um dos pilares da UERR. “A Universidade Estadual está preocupada em consolidar a prática da pesquisa e apoiar os pesquisadores de Roraima”, disse Vilarins.
O coordenador do FINEP apresentou o programa, que pela primeira vez é desenvolvido na Universidade Estadual, e explicou as condições de participação que estão disponíveis no endereço eletrônico www.finep.gov.br/premio. As premiações estão divididas em seis categorias (micro/pequena, média e grande empresa, instituição de ciência e tecnologia e tecnologia social e inventor inovador) e os recursos para a implementação dos projetos variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. “Cada Estado terá um finalista para cada categoria, do qual será eleito apenas um para concorrer à etapa nacional”, disse Mario Cumeira.
O analista destacou ainda que o trabalho que a Universidade Estadual vem desenvolvendo é uma “revolução silenciosa”. ”O acesso à educação e o fortalecimento da educação básica promovida pela UERR refletirá na melhoria do mercado de trabalho”, acrescentou.
Para o pró-reitor de Pesquisa da UERR, a contribuição da universidade tem sido fundamental para que o Estado desenvolva um setor que precisa de muito apoio. “O desenvolvimento da ciência e tecnologia em Roraima ganha agora mais um amparo”, ressaltou o professor Luis Fernando. As inscrições acontecem de 17 de agosto a 30 de setembro.