16.02.11
A Universidade Estadual de Roraima (UERR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), leva à comunidade os conhecimentos de que é detentora, preparando profissionais, não somente com a estratégia do ensino-transmissão, mas completando a formação com a estratégia do ensino-aplicação.
16.02.11
A Universidade Estadual de Roraima (UERR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), leva à comunidade os conhecimentos de que é detentora, preparando profissionais, não somente com a estratégia do ensino-transmissão, mas completando a formação com a estratégia do ensino-aplicação.
Em 2010, a PROEX desenvolveu diversos projetos e a expectativa é grande para este ano. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico, que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
RONDON
Acadêmicos participam da Operação Celso Volpe na UNB
A UERR foi convidada a participar da Operação Celso Volpe, pela Coordenação do Núcleo do Projeto Rondon da Universidade de Brasília (UNB), no período de 08 a 20 de fevereiro. Os municípios participantes da operação serão Aurora do Tocantins, Lavandeira, Novo Alegre e Combinado, no estado do Tocantins.
Em cada localidade, os acadêmicos vão trabalhar duas equipes de Instituição do Ensino Superior (IES). Cada uma realizará um conjunto de ações, conforme as áreas temáticas utilizadas na extensão.
A Operação terá duração de 13 dias. O primeiro dia será destinado à concentração, abertura da operação, ambientação, deslocamento e instalação das equipes para os municípios. Cada equipe é composta por dois professores e seis estudantes.
Para o reitor, Nonato Vilarins, a UERR, desde a sua criação, tem incrementado e impulsionado diversas ações com o objetivo de cumprir a sua missão institucional.
“A universidade tem proporcionado à sociedade roraimense mecanismos técnicos científicos e culturais que possam contribuir para formação integral do indivíduo, para o crescimento econômico e social do Estado, atuando como força transformadora das desigualdades sociais e regionais”, frisou Vilarins.
Os acadêmicos participantes são: Alshelldson de Jesus, do curso Turismo de Pacaraima, Cezar Ricardo, do curso de Geografia de Boa Vista, e Ediléia Souza, do curso de Biologia de Boa Vista.
RONDON UERR
Neste ano, a Operação do Projeto Rondon da UERR será realizada no Baixo Rio Branco, nas comunidades Santa Maria do Boiaçu, Sacaí, Cachoeirinha e Caicubi. A data ainda vai ser definida pela organização. Em abril, será feita uma viagem de reconhecimento da área e do levantamento do diagnóstico das comunidades.
“As regiões são áreas de difícil acesso, onde as pessoas necessitam de assistência, informação e capacitação. O objetivo do Projeto Rondon é esse: capacitar os alunos e a comunidade. É uma troca de conhecimento, além de formar um cidadão consciente do seu papel na sociedade enquanto profissional”, disse a Pró-Reitora de Extensão e coordenadora do Projeto pela UERR, professora Maria das Neves Magalhães.
A coordenadora enfatizou ainda que a UERR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, está elaborando propostas para participar do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, que vai acontecer em julho, nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
OPERAÇÃO MAKUNAIMA
A UERR realizou em 2010 a I Operação Makunaima do Projeto Rondon (UERR). Os rondonistas foram divididos em sete equipes, formadas por nove componentes, sendo dois professores coordenadores e seis acadêmicos de cursos diferenciados, formando uma equipe multidisciplinar.
Os universitários ministraram palestras, oficinas, mini-cursos em diversos eixos temáticos, como comunicação, meio ambiente, cultura, tecnologia e trabalho, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os trabalhos foram desenvolvidos em sete municípios: São João da Baliza, Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Amajari e Alto Alegre.
O projeto tem a proposta de socializar o conhecimento por meio da troca de saberes para formação de cidadãos e profissionais qualificados, atuando como vetor para o desenvolvimento regional socialmente referenciado.
UERR realiza curso de extensão de Português para Estrangeiros
O segundo semestre do curso de extensão Português para Estrangeiros, no município de Pacaraima, vai começar no próximo final de semana. O curso se estenderá até junho de 2011, para atender as 80 horas que restam. São 140 alunos matriculados, todos venezuelanos.
O curso, além de ser de iniciação à Língua Portuguesa, visa preparar os participantes para interagirem em situações de comunicação do cotidiano social e universitário. As aulas são coordenadas pelos professores Socorro Melo, Jairzinho Rabelo e Huarley Mateus
A pró-reitora de extensão, professora Maria das Neves Magalhães, destacou o bom resultado do trabalho do primeiro semestre. “O que mais surpreendeu é que não houve nenhuma evasão e que há uma grande lista de espera para a próxima etapa”, disse.
MELHOR IDADE
PROEX realiza curso de Letramento
O curso de extensão Melhor Idade: Letramento, que contou com 34 participantes, tem objetivo de preparar os idosos para interagirem em situações plenas de relacionamento, cidadania, saúde e bem estar no cotidiano da comunidade em que está inserido, valorizando a experiência de vida adquirida ao longo dos anos.
As aulas terão co
ntinuidade até junho de 2011, com os módulos de informática, matemática para o cotidiano e língua portuguesa. Os interessados poderão efetuar matrícula na Pró-Reitoria de Extensão.
NOVOS TALENTOS
A Pró-Reitoria de Extensão da UERR também desenvolve o projeto “Novos Talentos da UERR: da Ciência à Cidadania”, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES).
O objetivo do projeto é implementar mudanças sociais e culturais na vida da escola, intensificando as fontes de acesso ao conhecimento, bem como articular as práticas educativas à realidade sócio-histórica, ambiental e cultural, despertando e incentivando vocações científicas de novos talentos dos estudantes da educação básica, no Estado de Roraima como um todo, auxiliando-os no desempenho escolar, como complemento dos conteúdos programáticos de sala de aula.
I MOSTRA CIENTÍFICA
A 1ª Fase Regional da I Mostra Científica Estadual de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERR: percorrendo caminhos da educação básica à universidade, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), vai entrar em execução em julho de 2011. Será disponibilizado 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de 1 ano aos melhores projetos.
Na 2ª Fase Estadual, em agosto de 2012, que vai acontecer em Boa Vista, serão apresentados os trabalhos que foram selecionados na primeira fase. O projeto será desenvolvido em oito municípios e em 20 escolas, representando mais de 50% de todos os municípios do Estado, em parceria com pela Secretaria de Educação do Estado de Roraima
A 3ª Fase Estadual vai acontecer no segundo semestre de 2012, com a realização de um Congresso, lançamentos de um livro, artigos científicos, DVD e uma versão virtual do projeto, além da apresentação de todos os trabalhos realizados desde o início da criação do projeto.
O projeto, coordenado pelo professor doutor Ferreira da Silva, tem o propósito de valorizar e incentivar a pesquisa científica nas escolas Estaduais de Educação Básica, visando a melhoria do Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos e no Ensino Médio do 1º ao 3º anos, interagir e aprofundar as relações entre a Educação Básica e o Ensino Superior, entre outros.
Diálogo com um cordelista
Em 2010, a Pró-Reitoria de Extensão promoveu o evento “Diálogos com um cordelista”, com a participação do poeta nordestino Antônio Francisco Teixeira de Melo. As atividades foram gratuitas e abertas a estudantes e comunidade.
“A atividade foi feita em forma de diálogo entre o poeta e os participantes, além da recitação de cordéis e narração de causos”, disse a professora Maria do Socorro Melo, uma das organizadoras da atividade.
III Yamix
A terceira edição da Mostra Cultural Universitária de Roraima – Yamix visa divulgar os talentos acadêmicos e promover a cultura no meio universitário. A mostra divide-se em cinco áreas (artes visuais, artes cênicas (dança e teatro), música, literatura e audiovisual). O evento acontece no município de Pacaraima.