Durante o Fórum de Planejamento Estratégico para Formação de Professores, a professora Leila Perussolo, pró-Reitora de Ensino da Universidade Estadual de Roraima, falou sobre desafios, perspectivas e o histórico da instituição. “Desde o princípio a missão da UERR sempre foi levar formação científica e cultural a todos os municípios”, destacou Leila Perussolo, acrescentando que a Universidade Estadual é resultado de várias ações voltadas ao aperfeiçoamento e qualificação profissional dos roraimenses. Teve início em 1994, quando o então governador Ottomar Pinto criou o Cefam (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério). Em 2001, o Cefam foi transformado em Fesur (Fundação de Educação Superior de Roraima). Em 10 de novembro de 2005, no segundo governo de Ottomar Pinto, foi publicada a Lei Complementar Nº. 91 que dispõe sobre a criação da UERR.
A última etapa da implantação da Universidade Estadual aconteceu em 17 de janeiro de 2006, quando a Lei Complementar Nº. 116 repassa à Universidade todas as estruturas físicas, instalações e edificações usadas pela Fesur, pelo Instituto Superior de Roraima (ISE) e pelo Instituto Superior de Educação de Rorainópolis (ISER).
Em 2008, 362 alunos da Universidade Estadual colaram grau nos cursos de Pedagogia, Química, Física e Matemática. Desses novos graduados, 73 moram na região sul do estado. A UERR vem cumprindo seu papel no processo de democratização do ensino superior em Roraima.
”Possuímos atualmente 11 licenciaturas e 11 bacharelados e quanto mais profissionais habilitados formarmos, mais sentiremos a melhora na qualidade de ensino nos Municípios”, acrescentou a professora Leila Perussolo.
Entre os desafios da Universidade Estadual como instituição multicampi está a difícil tarefa de levar todos os professores para as localidades do interior. “É uma complexa engenharia que movimentamos todos os dias. Pelo menos 80 professores deslocam-se diariamente para ministrar aulas nos cinco campi da UERR e nas salas descentralizadas”, dipró-Reitora.
O resultado do esforço em levar educação a todos os municípios pode ser sentido com as notas do Enade, exame feito pelo Ministério da Educação para avaliar a formação geral e específica dos alunos ingressantes e concluintes. Dos quatro cursos avaliados da UERR, Agronomia, Educação Física, Enfermagem e Serviço Social, três ficaram com médias gerais acima das médias nacionais. A metodologia adotada de unir prática e pesquisa na formação dos profissionais mostrou-se eficiente, estando a UERR em condições de competir com grandes universidades do País na busca por um ensino de qualidade.
Sobre o papel das Instituições de Ensino Superior em Roraima a Pró-Reitora destacou como fundamental uma articulação entre as diversas IES buscando a qualificação do quadro de professores. Participaram do Fórum representantes do MEC, UERR, UFRR, CEFET, UNIVIRR e FARES.
Fórum – O objetivo do Fórum de Planejamento Estratégico foi estabelecer um espaço de discussão, socialização e proposições das Instituições de Ensino Superior envolvidas com a finalidade de construir o planejamento estratégico para a formação de professores do estado de Roraima.