Grupos de Pesquisa

NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA – NEV UERR

O Núcleo de Estudos da Violência da UERr (NEV-UERR) é um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Roraima. Propomos desenvolver pesquisas e formar pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados à violência, democracia, diretos humanos e segurança pública. Desde a sua criação, o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – MPSPDHC – da UERR, em conjunto com os cursos parceiros (Direito, Filosofia e Segurança Pública), realizam diversos estudos, pesquisas e eventos acerca da temática da violência. Considerando essa situação, surgiu a necessidade de promover um grupo de pesquisa, um núcleo, que abarcasse tais produções e permita uma maior articulação entre os pesquisadores. Neste sentido, o (NEV-UERR) tem por meta promover um espaço público de criação e de discussão sobre a temática da violência. Esta meta se justifica pela necessidade de permitir que hajam investigações relacionadas a temas e problemas clássicos, bem como intervenções e pesquisas sobre o real e a cotidianidade. Além disso, as ações desenvolvidas pelo (NEV-UERR) dará suporte à produção científica da Universidade Estadual de Roraima, através da publicação de artigos, livros, etc.

 

Linhas de Pesquisa do Mestrado

Nome:

Conflitos, crime, violência e Direitos Humanos.

Descrição:

Esta linha de pesquisa objetiva investigar os fundamentos éticos, históricos, jurídicos e sociais dos Direitos Humanos, assim como propor novas formas de mediar conflitos que envolvam direitos fundamentais. Os entendimentos dos mecanismos do crime e da violência fazem parte das preocupações da linha, de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo aportes de diversas áreas.

Áreas de concentração vinculadas:

Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania.

 

Nome:

Defesa social, gestão pública e sustentabilidade.

Descrição:

Esta linha de pesquisa objetiva pesquisar mecanismos preventivos e reativos de defesa social e ambiental, assim como permitir inovações em gestão pública sustentável. Para tanto, a linha investiga questões relativas ao meio ambiente e território de uma perspectiva interdisciplinar.

Áreas de concentração vinculadas:

Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania.