13.10.09
Quem esteve no município de Pacaraima durante os dias 09, 10 e 11 pode conferir a segunda edição do Yamix: Mostra Acadêmica de Expressões Artísticas. A iniciativa da Universidade Estadual de Roraima (UERR) reuniu música, dança, teatro, artes visuais e literatura.
A programação iniciou na noite de sexta-feira (09) com ritual de música indígena, seguida pela mostra competitiva de dança. Logo no inicio da manhã de sábado (10),a comunidade prestigiou no Palco do Micaraima a Aurora Musical, com a orquestra venezuelana de Ciudade Guayana.
Ao longo do dia foi realizada mesa redonda com o tema: Arte e Educação; mesmo tema do I Fórum a Respeito da Formação em Arte de Roraima, que contou com a participação do Jornalista Thiago Briglia, e do cantor e compositor Makely-Ka.
Durante a noite de sábado na quadra Telma Tupinambá, a comunidade pode conferir a a apresentação dos 12 acadêmicos concorrentes da categoria música, após a mostra o cantor Neuber Uchôa contagiou o público dando inicio ao I Festival de Música de Outono, que reuniu artistas locais nas noites dos dias 10 e 11.
Domingo, último dia do II Yamix, foram realizadas as mostras de audiovisual e teatro, além da oficina de grafite com Max James que juntamente com os alunos participantes, grafitou nos muros da Escola Estadual Casimiro de Abreu a palavra “Yamix” que significa diversidade na língua indígena Wapixana, como forma de lembrar a passagem do evento pelo município.
A noite, a música ficou com Eliakin Rufino e a cantora Euterpe, dando seguimento ao Festival de Outono, durante o show houve intervenção poética com Vânia Rufino. Acadêmicos participantes e a organização do evento realizaram homenagem ao coordenador do Yamix, professor Devair Fiorotti pela iniciativa do projeto.
Em seguida foi divulgado os vencedores do II Yamix na categoria Dança o prêmio ficou com “Alegria”, de Simeão Campanha (Atual); em Artes Visuais, a obra foi “É tempo de Vento.. é tempo de cruviana”, de Claudir Cruz (UFRR); na Literatura, Airton Vieira com o poema: "Tardes"; a melhor Música, foi “Lei natural” de Luanderson Mendes (UERR); no Teatro Marcelo Perez (UFRR) levou pelo segundo ano seguido com a peça: "Absurdópolis, que nos perdoe Aristófanes". Além das categorias das cinco categorias, dois acadêmicos foram premiados: Daiana Alves (UERR) levou o prêmio de melhor interprete e Leandro Max (UERR), melhor narrativa.
Marcus Paulo (Atual), concorrente na categoria música, destacou a importância de eventos como o Yamix “iniciativas e projetos como esse além de abrir espaço para novos talentos, são necessários para a promoção da cultura em Roraima”, disse.
Mais de 600 alunos prestigiaram o II Yamix, durante os três dias. “ Recebemos cerca de 5 mil pessoas de todo o estado, inclusive da Venezuela. ”, disse o coordenador do Yamix, Devair Fiorotti, ressaltando que este ano o evento foi uma ação binacional. Como resultado do projeto, acadêmicos do 5 semestre do curso de Ciências da Computação do Campus Pacaraima, criaram o site www.yamix.com.br, onde está disponível fotos, vídeos e o histórico das duas edições.
ASCOM/UERR
Sâmia Araújo