Competição é direcionada a alunos do ensino médio de Boa Vista e Rorainópolis
Termina nesta segunda-feira, 14, o prazo para que as escolas de ensino médio de Boa Vista e Rorainópolis (públicas e privadas) se inscrevam na II Olimpíada Roraimense de Filosofia (II ORRFIL). Esta é a primeira etapa das inscrições, direcionada aos gestores e professores da disciplina Filosofia das unidades de ensino. Logo em seguida, será a vez dos estudantes das escolas inscritas, no período de 18 a 25 de abril.
Os diretores ou professores devem preencher o formulário eletrônico disponível AQUI. Os interessados podem tirar dúvidas no vídeo postado no YouTube, NESTE LINK. A primeira fase da ORRFIL consistirá em um concurso de ensaios filosóficos e ocorrerá no dia 6 de maio, no horário das 14h às 18h, nas escolas participantes. Os autores que obtiverem as maiores notas serão classificados para a segunda etapa.
A segunda etapa está marcada para ocorrer no dia 6 de junho, das 13h às 17h, no Laboratório de Informática da UERR, no Campus Boa Vista, situado na rua Juscelino Kubitschek, 300, bairro canarinho. Será realizada simultaneamente com a II Olimpíada Nacional de Filosofia. “Com a II ORRFIL pretende-se divulgar e estimular o estudo de filósofos e filósofas do passado e do presente”, comenta Marcos Alexandre Borges, coordenador geral do evento em Roraima.
O objetivo principal da II ORRFIL é estimular os estudantes à reflexão sobre temas importantes, com o intuito de promover a cultura de paz, a tolerância e o respeito às diferenças. “Contamos com a colaboração de gestores de escolas e dos professores de Filosofia incentivando a participação dos alunos, explicando a dinâmica do evento e auxiliando na preparação”, frisa Borges.
O evento é organizado pelos cursos de licenciatura e mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em parceria com a Escola Amazônica de Filosofia (UERR, UFRR e IFRR). “O evento é a continuidade de um projeto iniciado em 2024, e que teve muito sucesso, com a participação de centenas de estudantes e dezenas de professores de Filosofia”, ressalta Borges.