19.03.13
Representantes da Universidade Estadual de Roraima estiveram neste final de semana na comunidade indígena do Flexal, município de Uiramutã, para discutir com tuxauas e professores a possibilidade de implantar um curso de graduação naquele local. O vice-governador Chico Rodrigues também esteve no encontro.
A reunião começou por volta das 11h30 de domingo (17) e terminou às 16h. Tuxauas de diversas comunidades expuseram os motivos que os levaram a solicitar a conversa sobre o curso de graduação. Muitos falaram em língua macuxi.
Entre as argumentações a favor do curso, destaca-se a necessidade de melhorar os índices educacionais nas comunidades indígenas, ofertando qualificação para os moradores da região. Hoje, conforme os tuxauas, não há condições financeiras e estruturais para os jovens recém-formados no ensino médio deslocaram-se para Boa Vista, a 279 km da sede do município de Uiramutã.
“Nós sonhamos isso (a universidade) para os nossos filhos, para os que moram aqui, e vestimos essa camisa do sonho de trazê-la para cá”, discursou o tuxaua Amazonas, uma das quase trinta lideranças que se pronunciaram.
A UERR foi representada pelo reitor Hamilton Gondim e a vice-reitora Ilma Xaud, além de pró-reitores, coordenadores de cursos e acadêmicos de Boa Vista e da comunidade indígena Vista Alegre, onde a instituição implantou este semestre o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
“Implantar um curso de graduação no Uiramutã significa promover a inclusão social e pagar a dívida histórica que o governo brasileiro tem com os povos indígenas”, afirmou o reitor, destacando que a Pró-reitoria de Ensino fará uma análise aprofundada das condições existentes para concretizar o anseio da comunidade. Somente após isto será dada uma resposta definitiva sobre o pedido.
A UERR mantém hoje turmas nas comunidades indígenas do Contão e Surumu (Pacaraima) e Truaru e Vista Alegre (Boa Vista), ofertando cursos modulares. Segundo o vice-governador Chico Rodrigues, a instituição está “certa em trabalhar com os povos indígenas e o Governo do Estado de Roraima oferecerá apoio irrestrito às ações da Universidade. Temos o compromisso de melhorar a educação indígena a vamos discutir profundamente esta questão”.
O vice-prefeito de Pacaraima e tuxaua do Contão, Jonas Marcolino, também esteve no encontro e destacou a importância da educação e da valorização dos conhecimentos tradicionais como mola para o desenvolvimento das comunidades.
Veja as fotos do encontro na nossa Fanpage do Facebook.