11.12.12
Docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima participam do I Congresso Projeto Novos Talentos. O evento, que teve início na segunda-feira (10) e vai até quarta-feira (12), discute metodologias de ensino na educação básica, por meio da exposição dos resultados do projeto nas escolas participantes. Foram disponibilizados transportes e hospedagem para professores e alunos dos municípios de Alto Alegre, Pacaraima, Rorainópolis, Mucajai, Caracaraí, São João da Baliza e da comunidade indígena de Truaru e Boca da Mata.
Pela segunda vez representantes da Escola Estadual José de Alencar podem expor os resultados das atividades já realizadas pelo projeto. Para a coordenadora da escola, Cássia Patrícia, hoje os alunos têm uma ótima aceitação e estão desenvolvendo a oralidade e a pesquisa. “Agradecemos o incentivo da UERR, é a oportunidade para a escola mostrar sua produção e socializar com as outras escolas que participam do Novos Talentos” explicou.
Além da escola José de Alencar de Rorainópolis, serão apresentados o resultado dos Novos Talentos nas escolas estaduais Cícero Vieira Neto de Pacaraima, Tuxaua Antônio Horário da Comunidade Indígena Boca da Mata e Padre Eugênio Possamai de Rorainópolis. O Projeto Novos Talentos se divide em quatro vertentes: ‘Conhecer a geografia e a história de Roraima’, ‘Tecnologia e Cidadania’, ‘Meio Ambiente’ e ‘Questão Indígena na escola’. E cada escola trabalha com sua necessidade e realidade.
O projeto Novos Talentos atua desde 2011 de maneira interdisciplinar em quatro escolas da rede pública estadual no Interior de Roraima, discutindo questões de história e geografia dos municípios, tecnologias, meio ambiente e questões indígenas nas escolas. Desenvolve ações de incentivo à leitura, projetos científicos escolares, novas tecnologias, formação para a cidadania e e o conhecimento da realidade local. O projeto é uma realização da Universidade Estadual de Roraima em parceria com a Capes e organização da Coordenação de Ciências Humanas.