No sétimo período de Administração, Francisco Ribeiro Soares explica que ao tomar conhecimento do Projeto Junior Achievement pela internet ficou fascinado com a proposta e resolveu conversar com a coordenadora do curso de Administração, professora Vanuscléia Santos Rikils.
“A intenção era me certificar com ela se eu poderia estagiar e se a minha participação no projeto seria aceita. Os projetos eram tão bons que a professora decidiu incorporar à disciplina de seminário integrador. Assim ocorreu a parceria”.
Na capital, o Junior Achievement funciona na Escola Estadual Ayrton Senna com estudantes do segundo ano do ensino médio. Francisco esclarece que são repassados conteúdos nas áreas de reprodução, finanças, marketing e gestão de pessoas.
Trinta e dois alunos fazem parte do projeto e tudo funciona como uma empresa do ramo alimentício. Os estudantes são identificados como miniempresários, recebem salários e pagam tributos. “Eles pagam impostos, o aluguel da sala na escola onde funciona a empresa, o gás que é usado, enfim, tudo tem o seu custo e se houver alguma falha tem que ser corrigida”, explica.
Em São João da Baliza, os estudantes da Escola Henrique Dias trabalham na fabricação de produtos de limpeza. Lá, o projeto foi bem recebido pela comunidade e por empresários. Aos poucos a comunidade vai se integrando ao projeto que visa à sustentabilidade. “Estamos reaproveitando o óleo que foi usado nas pastelarias, restaurantes, pizzarias e por algumas donas de casa e produzimos sabão”, ressalta a consultora Ivanira Silva Farias.
Para Ivanira, o projeto no interior trouxe importantes conquistas. “Conseguimos um prédio junto ao Movimento de Mulheres Camponesas do município e contamos também com a parceira da Prefeitura. Além disso, como acadêmica está sendo muito bom, porque na sala de aula temos a teoria e com o projeto estamos aprendendo na prática”, ressalta.
O grupo trabalha também com o programa Atitude pelo Planeta que funciona nos turnos matutino e vespertino. Os consultores vão à escola para conversar com alunos da 8ª série e do ensino médio com a finalidade de desenvolver conceitos de sustentabilidade e debater questões atuais sobre desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
A coordenadora do curso de Administração, Vanuscléia Santos, destaca que o programa já atendeu os municípios de Boa Vista, Normandia e Iracema. Os acadêmicos são voluntários e no final do projeto recebem nota.
De acordo com a diretora-executiva da organização Júnior Achievement em Boa Vista, Julliane Moura Holanda, “a parceria com a Universidade Estadual veio somar, porque os consultores levam aos estudantes o conhecimento teórico junto com a prática”. Há sete anos em Roraima, a organização Júnior Achievement já atendeu mais de 51 mil estudantes das redes pública e particular de ensino.