Alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima visitam neste final de semana o bairro Senador Hélio Campos para iniciar uma pesquisa sobre a dengue naquela região de Boa Vista. O trabalho é financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e faz parte de política da UERR de integrar-se à comunidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no Estado.
Os trabalhos envolvem 18 acadêmicos de Boa Vista e Caracaraí e sete professores da UERR. A realização das 500 entrevistas do projeto vai começar pela área do Conjunto Cidadão e deve ser concluída em dezembro. A meta é mapear aspectos sócio-econômicos que ajudem a identificar a relação entre a alta incidência da dengue e o espaço físico do Senador Hélio Campos.
Antes desta fase, os alunos participaram de treinamentos para aprender a lidar com GPS e montaram a estrutura do banco de dados que vai receber as informações coletadas. Também haviam feito uma visita ao bairro para conhecer as características do mesmo. Segundo a professora Gladis de Fatima Nunes da Silva, coordenadora do trabalho, o primeiro contato com o objeto de estudos serve para que os alunos reconheçam os possíveis problemas que vão enfrentar.
Além da professora Gladis, participam da pesquisa os docentes Haroldo Scacabarossi, Josinaldo Bezerra, Marcelo Santos da Silva, Marlon Duarte de Melo, Osvair Brandão Mussato e Rildo Dias da Silva. A partir da conclusão do diagnóstico sócio-ambiental do bairro e da importação dos dados coletados para um banco de informações, a meta é propor à prefeitura de Boa Vista e ao Governo medidas que reduzam o impacto da ocorrência da dengue.
Contato no sábado para acompanhar os alunos fazendo a aplicação do questionário: Professora Gladis Nunes (9115-4827)