23.03.10
O governador Anchieta Junior esteve esta manhã na Universidade Estadual de Roraima (UERR) para falar com os alunos dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas que irão participar das ações de combate a dengue no município de Caracaraí. No primeiro dia, a instituição vai enviar 29 acadêmicos. A ação não tem data para terminar. 23.03.10
O governador Anchieta Junior esteve esta manhã na Universidade Estadual de Roraima (UERR) para falar com os alunos dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas que irão participar das ações de combate a dengue no município de Caracaraí. No primeiro dia, a instituição vai enviar 29 acadêmicos. A ação não tem data para terminar.
Preocupado com a situação crítica do município, o governador Anchieta montou uma força tarefa com a finalidade de localizar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypt. Uma grande estrutura está sendo montada no município, com um bioquímico, um endocrinologista, dois clínicos gerais, um pediatra e uma central de hidratação.
“Em reunião com o reitor da UERR, a ideia é aproveitar esse momento para os estudantes da universidade dar a contribuição e receber a trocar em carga horária. É um serviço humanitário. Fiz questão de estar aqui com vocês em função da importância desta ação. Vocês estão indo para lá, em primeiro lugar como ser humano, em segundo pelo lado profissional. É uma situação atípica. Quero pedir o apoio e a compreensão de todos”, disse o governador.
Segundo o coordenador do curso, professor Ricardo Luiz Ramos, esta é uma ação de cidadania dos alunos da universidade junto com o governo do Estado. “Caracaraí está vivendo uma situação de grande crise devido à dengue. A UERR está sensibilizada. Vamos desenvolver atividades de prevenção da proliferação e uma ação educativa”, explicou Ricardo.
Além dos acadêmicos da UERR, a ação contará com a presença de 100 homens do Exército Brasileiro, Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e Defesa Civil. Esta é a terceira ação somente este mês e acontece paralelamente ao circuito de aplicação de inseticidas que contempla, além de Caracaraí, Alto Alegre e Rorainópolis realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
No início do mês de fevereiro, foram 57 casos notificados, dos quais mais de 30 confirmados em Caracaraí. O Estado de Roraima encontra-se com média incidência da doença – quando o índice de infestação é de 100 a 300 notificações por cada 100 mil habitantes.