29.05.13
No último domingo, 26/05, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Pacaraima tiveram aula de campo no Parque Nacional Canaima, Venezuela, visitando a comunidade Kumarakapay, do povo indígena Pemón.
A aula estava relacionada às disciplinas de Biogeografia e Geografia do Turismo, ministradas respectivamente pelas professoras Luciana Diniz Cunha e Elionete de Castro Garzoni. O objetivo era verificar in loco tanto os aspectos físicos da área em questão, como relevo, clima, vegetação, geologia, como as questões relacionadas ao consumo do espaço pela atividade turística e as implicações territoriais por ela desencadeadas.
Preparação teórica
As atividades tiveram início pela manhã, no Campus da UERR em Pacaraima, onde foram proferidas as palestras “Características Físico-Naturales de la Gran Sabana. Estado Bolívar. Venezuela”, pelo engenheiro geólogo Angelo Franceschi, professor do Departamento de Geología y Geotécnia da Escuela de Ciencias de la Tierra, Universidad de Oriente da República Bolivariana da Venezuela; e “Turismo no municipio Gran Sabana”, pela turismóloga Yaira Fernández Infante, que contribuiu com o planejamento e organização da aula de campo e acompanhou o grupo durante todo o dia, fornecendo os subsídios técnicos para o sucesso da ação.
Além dos acadêmicos e das professoras das disciplinas, as palestras tiveram participação da professora Márcia Teixeira Falcão, convidada para as atividades de campo em virtude de suas pesquisas em etnoturismo, e por Oséias Cordeiro Sartori, Analista Ambiental do ICMBio em Pacaraima.
Da esquerda para a direita: professora Márcia Falcão, professor Angelo Franceschi, turismóloga Yaira Fernández, professora Elionete Garzoni, professora Luciana Cunha e analista ambiental Oséias Sartori.
Atividades de campo
Ao término das palestras, o grupo seguiu para Kumarakapay, a aproximadamente 65 Km de Santa Elena de Uairén, capital do município Gran Sabana, a fim de apreciar in loco as situações abordadas nas palestras.
Em Kumarakapay o grupo foi recebido pelo professor Ernesto Pulido, designado pelo Capitán (Tuxaua) para recepcionar os acadêmicos. O professor Ernesto contextualizou o grupo sobre todo o processo de organização social Pemón e sua relação com a atividade turística, com destaque para as questões de memória, identidade e valores, apontando as transformações socioespaciais decorrentes, bem como os eventos existentes na comunidade que geram grande atração de turistas, tais como: Campeonato de Arco e Flecha, Feira de Moriche (buriti), Feira da Mandioca e Dia da Resistência Indígena, entre outros.
Os acadêmicos tiveram um tempo de reconhecimento do local e visitação às estruturas turísticas existentes, onde puderam também conhecer o artesanato ali produzido.
No retorno, foram estabelecidas paradas estratégicas para as atividades relacionadas à Biogeografia, quando a professora Luciana Diniz Cunha explanou sobre a formação geológica da região e as interrelações entre solos, vegetação e hidrografia para a conformação da paisagem.
A experiência agregou valores à formação dos acadêmicos não somente do ponto de vista da correlação entre teoria e prática das disciplinas envolvidas, mas também, e principalmente, sobre o conhecimento da região onde residem, das relações de fronteira, e da organização social da comunidade indígena Pemón de Kumarakapay.
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