04.08.09
Depois de realizar atividades por duas semanas em Gado Bravo, Paraíba, professores e acadêmicos da UERR (Universidade Estadual de Roraima) retornaram ao Estado. Neste período, eles desenvolveram ações voltadas ao meio ambiente dentro do Projeto Rondon.
“A proposta foi melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e também de aprendizado para os estudantes”, disse o professor da UERR, Thiago José Costa Alves. As atividades trabalhadas no projeto envolvem diversas áreas com enfoque no desenvolvimento local das regiões, cidadania, educação, saúde e cultura.
Em suas impressões, o professor destacou que o município de Gado Bravo, por ser muito pobre, tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios da Paraíba. “Com aproximadamente nove mil habitantes, mais de 90% da população vive na zona rural e a carência de serviços essenciais é alarmante”, disse.
Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a construção do banheiro ecológico, da horta escolar e comunitária, palestras sobre meio-ambiente, educação sexual, agricultura urbana, coleta seletiva de lixo, centro de triagem, reciclagem, curso básico de informática, direitos e deveres dos estudantes do ensino médio e oficinas de literatura de cordel.
Distante a três horas de carro da Capital, João Pessoa, Gado Bravo é um município incrustado no agreste sul da Paraíba que tem apenas 15 anos de emancipação. “Conseguimos atender em torno de mil alunos do ensino médio, em sua maioria da comunidade rural”, acrescentou Thiago.
As atividades atingiram também a comunidade, através de associações, escolas municipais e até parcelas excluídas da sociedade foram beneficiadas, como uma escola para deficientes auditivos.
O acadêmico do curso de Geografia, Lucas Costa Silva, avalia a participação no projeto como algo de destaque em seu currículo “de grande valia como cidadão, acadêmico e profissional”, disse, “foi muito produtiva a viajem”.
Das 48 equipes de diversas universidades brasileiras apenas a da UERR teve os trabalhos aprovados para participar representando o Estado de Roraima. “Para os acadêmicos foi uma lição de vida e cidadania onde vivenciaram a realidade do Brasil”, disse o professor Rodrigo Leonardo da Costa de Oliveira. Ao final do evento a equipe recebeu um prêmio pela participação na Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon, no Estado da Paraíba.
Equipe – Na UERR, o Projeto Rondon é coordenado pela professora Maria das Neves Magalhães Pinheiro e, além dos professores citados, teve a participação dos alunos Edson Oscar Trebien (Agronomia), Jayne Pereira da Silva (Ciências Biológicas), Samielle Costa de Castro (Enfermagem), Sulianne Idalior Paião Ferreira (Engenharia Florestal), Lucas Costa Silva (Geografia) e Raimundo dos Santos Cardoso (Turismo).