12/08/11
A Universidade Estadual de Roraima iniciou nesta quarta-feira (10) as atividades da etapa 2011 do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Realizado em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), beneficia 78 acadêmicos de oito cursos. Eles irão atuar em 9 escolas de Boa Vista, Pacaraima e Rorainópolis, durante dois anos. 12/08/11
A Universidade Estadual de Roraima iniciou nesta quarta-feira (10) as atividades da etapa 2011 do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Realizado em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), beneficia 78 acadêmicos de oito cursos. Eles irão atuar em 9 escolas de Boa Vista, Pacaraima e Rorainópolis, durante dois anos.
Cada estudante de licenciatura selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 400 por 30 horas semanais de atividade. O Pibid/UERR 2011 contempla também 14 professores supervisores e 10 coordenadores de subprojetos, beneficiando 8.271 alunos das escolas dos três municípios.
Francisco Aélio Pinheiro, do quinto semestre de licenciatura em Filosofia, é um dos acadêmicos que vai integrar a turma 2011 do Pibid/UERR. Ele atuará na escola Major Alcides Rodrigues dos Santos, no período matutino. “Esta é uma grande chance de botar em prática o que aprendemos. Espero adquirir muita experiência para poder aplicá-la quando for docente de Filosofia”, afirma. Além de Filosofia, o Pibid inclui estudantes de Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia, Química e Sociologia.
Entre os objetivos do Pibid/UERR está fomentar a melhoria da formação dos docentes que vão trabalhar na educação básica, valorizar o magistério e integrar as educações básica e superior. Conforme o professor Jairzinho Rabelo, coordenador institucional da iniciativa, não se trata de colocar os acadêmicos para estagiar ou substituir os professores. A intenção é que eles iniciem e desenvolvam projetos que elevem o nível do ensino.
“Os próximos dois meses serão para capacitar os acadêmicos. Depois irão para atividades em sala de aula durante dois anos”, explica. Segundo o professor, a UERR iniciou no ano passado uma turma do Pibid que atua em cinco escolas. “Somando, temos 28 professores supervisores e 167 acadêmicos nas atividades, totalizando mais de R$ 100 mil pagos mensalmente em bolsas de iniciação à docência”, diz.
Os bons resultados da parceria Capes e UERR já estão aparecendo. Vários acadêmicos já elaboraram artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso abordando as experiências nas escolas. Conforme o professor Jairzinho, a Universidade Estadual publicará no primeiro semestre de 2012 um livro reunindo os artigos dos alunos do Pibid.