Alunos da Universidade Estadual de Roraima, de Pacaraima e Boa Vista, do curso de licenciatura em Geografia, tiveram seus trabalhos científicos aceitos e vão representar o Estado no VI CIETA (Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales), que acontece de 8 a 12 de setembro, na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo.
As pesquisas tiveram a orientação do professor Josinaldo Barboza Bezerra, que foi também o incentivador para que os acadêmicos submetessem os cinco trabalhos ao evento internacional.
A Coordenadora do curso, professora Elionete de Castro Garzoni, parabenizou os acadêmicos e o docente pelo esforço e ousadia. “O curso de licenciatura em Geografia da UERR está em júbilo. Estes trabalhos certamente trazem significativas contribuições para os estudos geográficos do Estado de Roraima e sua região fronteiriça, bem como obtém agora atenção e visibilidade nacional e internacional, considerando a magnitude do evento”.
Temas – Os trabalhos científicos, de autoria dos acadêmicos dos campi de Pacaraima e Boa Vista são: “Os fluxos de redes e o controle do território na fronteira do Brasil e Venezuela”, das acadêmicas Fabíola Santos da Silva, Gerlany Feitosa Alves e Hionara Maruai Cavalcante, do Campus Pacaraima; “Pesquisa mineral nas Terras Indígenas e os riscos futuros à organização das comunidades na região Raposa Serra do Sol em Roraima/Brasil”, do acadêmico Marcelo Farkas Tonello; “Os povos indígenas, as novas territorialidades e a redefinição do espaço local no estado de Roraima/Brasil”, da acadêmica Patrícia Moreira Herksedek; “O papel do Turismo na reconfiguração do espaço local na Serra do Tepequém, município de Amajari – Estado de Roraima/Brasil”, do acadêmico Renan Bruno Vale; “A demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e reorganização econômica da cidade de Normandia, Estado de Roraima/Brasil”, do acadêmico Wendell Michel Garcia de Sales, sendo os quatro últimos do Campus Boa Vista.