O wapixana Tales Bruce da Silva Isaac, acadêmico de Química da Universidade Estadual de Roraima, teve seu trabalho aceito e irá participar do 12º Simpósio Brasileiro de Educação Química, que acontece de seis a oito de agosto, em Fortaleza, no Ceará. Ele apresentará a “Realidade do ensino de Química na Escola Estadual Indígena Olegário Mariano”, da comunidade do Pium, no Bonfim.
Tales recebeu as passagens do professor Wanderley Gurgel, coordenador do Pibid |
Tales conta que nunca saiu do Estado, a não ser para Lethem, na Guiana, nem nunca viajou de avião, mas espera adquirir novos conhecimentos, aprofundar seus estudos e conhecer a realidade do ensino em outros estados. Ele recebeu as passagens das mãos do professor da Universidade Estadual, Wanderley Gurgel de Almeida, coordenador do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
O wapixana, de 23 anos, pretende contextualizar os conceitos de Química com a realidade e conhecimentos das comunidades indígenas para facilitar a compreensão da disciplina. O trabalho dele é orientado pela professora Ivanise Rizzatti, pró-reitora de Pesquisa da Universidade Estadual de Roraima.
“Expor esse trabalho fora do Estado e representar minha etnia é muito gratificante pra mim, como indígena. É como se fosse um prêmio. É meu primeiro trabalho”, disse Tales, que já vem desenvolvendo suas pesquisas há um ano. Ele pretende diminuir as dificuldades no ensino nas escolas indígenas, baseando seus estudos também nas experiências e problemas enfrentados quando era aluno da educação básica.