A Uerr (Universidade Estadual de Roraima) receberá três alunos vindos de Moçambique (país de língua portuguesa localizado no sudeste da África), que obtiveram uma bolsa de Iniciação Científica. De acordo com suas graduações, desenvolverão atividades nos cursos de Agronomia, Serviço Social e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os estudantes moçambicanos fazem parte do Programa de Incentivo à Formação Cientifica de Estudantes de Moçambique e Angola (Profor), da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
Em Roraima os estudantes deverão executar plano de trabalho nos moldes de Iniciação Científica elaborado por professores doutores, que serão seus orientadores. Ao final do programa, professores e alunos terão que elaborar um relatório da experiência/vivência.
Os professores orientadores qualificados e com experiência em pós-graduação e graduação, serão os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos e por propiciar a integração deles à vida universitária na Uerr. Os alunos receberão ajuda de custo para hospedagem e alimentação da Capes, através da coordenação institucional do Programa na Universidade Estadual.
O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propes) e tem como responsável a professora Rita de Cássia Ferreira. Os recursos para manutenção do programa são provenientes da Capes e Ministério das Relações Exteriores.
Os estudantes de Moçambique são: Teixeira José, Faustino Balane e Antonio Jorge Viegas Taula, que serão orientados pelos professores Doutores Rita de Cássia Ferreira, Josias Ferreira da Silva e Lelisângela Carvalho da Silva, respectivamente.