O livro ‘Cordel para ensino de botânica’, de Rodrigo Oliveira é o primeiro trabalho da UERR Edições, lançado dia 22 de outubro na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.
O livro busca por meio da Literatura de Cordel suprir as necessidades do Ensino de Morfologia Vegetal, reconhecida como uma das disciplinas mais difíceis do Curso de Ciências Biológicas e Agrárias devido principalmente à complexidade dos termos botânicos.
Dividido em quatro capítulos (Os tecidos vegetais; A raiz, O caule e A folha; A flor e A inflorescência e; O fruto e A semente) o livro englobam o conteúdo da disciplina, com informações que tratam do desenvolvimento embrionário, anatomia, organografia, ecologia, polinização e reprodução das plantas.
A inovação da obra fica por conta de unir a cultura popular ao conhecimento botânico, atuando como um recurso didático auxiliar atrativo e que ainda pode estimular o gosto pela leitura.
Pesquisas sobre o Cordel no Ensino de Ciências são bastante realizadas nas áreas de Física e Química. E o livro ainda atua como material de divulgação e popularização científica, uma vez que a Literatura de Cordel é historicamente reconhecida como um veículo de grande comunicação entre as camadas populares.
O livro pode ser adquirido na Pró-Reitoria de Pesquisa da UERR, Livraria Saber e Livraria UFRR, pelo valor simbólico de R$15.
AUTOR – Rodrigo Oliveira é professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, desde 2006. Mestre em Botânica (2004-2005) pela UFRPE, e doutorando em Botânica (2012-) pelo INPA. Atua principalmente nos seguintes temas: etnobotânica, valor de uso, conservação, fitossociologia, recursos didáticos e também literatura de cordel para o ensino e popularização da Ciência.