24.06.13
A Universidade Estadual de Roraima abre de 25 de junho a 15 de julho inscrições para o curso de Especialização Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino. Os selecionados começam a estudar dia 5 de agosto deste ano. Vinte e sete vagas estão sendo ofertadas.
O curso terá duração de 24 meses e articula ensino, pesquisa e extensão. As aulas serão ministradas em diferentes municípios do Estado de forma presencial e não presencial, conforme projeto pedagógico aprovado pelo CNPq.
A especialização destina-se a profissionais graduados, em cursos reconhecidos pelo MEC, pessoas pertencentes ao público beneficiário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária/PRONERA ou que tenham prestado serviços de assessoria técnica ou outra forma de inserção em áreas de reforma agrária ou crédito fundiário.
Os interessados devem procurar os campi da Universidade Estadual de acordo com a região: Boa Vista (para os candidatos de Iracema, Mucajaí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Alto Alegre e Amajari), Rorainópolis, Caracaraí e São João do Baliza (para os candidatos de Caroebe, São João do Baliza e São Luís do Anauá).
Um dos documentos exigidos é a proposta de plano de trabalho, identificando o título do projeto de pesquisa, a ser elaborado conforme modelos disponíveis no final deste artigo. Os estudantes selecionados receberão bolsas de R$ 550 durante a duração do curso. O deslocamento do educando e as despesas custeio serão garantidas pelo projeto, para viabilizar o período do tempo escola, excetuando o seminário de abertura do curso.
Os interessados podem esclarecer as dúvidas sobre o edital na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERR, via telefone 2121-0944 ou e-mail: propgp@uerr.edu.br.
A especialização é fruto de um projeto aprovado pela Universidade Estadual de Roraima no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e inclui a realizaçaõ de projetos de pesquisa pelos participantes. Os recursos fazem parte do Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio do CNPq.
O projeto de pesquisa aprovado no CNPq tem como título ‘Educação do campo e suas metodologias: histórico, forma, condições e o seu desenvolvimento nos assentamentos de Roraima’. Um dos objetivos é diagnosticar os problemas, os processos pedagógicos, as condições de trabalho e os métodos da educação aplicada nestas áreas. Além disso, pretende-se desenvolver metodologias de ensino que atendam às demandas específicas dos professores das escolas do campo.
BAIXE O EDITAL E OS ANEXOS:
Cronograma de oferta dos módulos