07.11.12
Docentes e acadêmicos dos cursos de Agronomia e de Pedagogia com ênfase em Educação no Campo, ofertados pela Universidade Estadual de Roraima em Normandia e na Vila Félix Pinto (Cantá), participam de 12 a 14 de novembro do primeiro intercâmbio agropedagógico da UERR: Educação no Campo.
O intercâmbio terá palestras, conferências e visitas a locais de produção agrícola no município de Normandia. Entre alunos, cujo transporte será feito pela UERR, e convidados, espera-se a participação de 90 pessoas.
O translado da Vila Félix Pinto para Normandia será feito dia 12 pela manhã. As atividades começam às 16h, com a conferência “A Universidade Estadual de Roraima e seu papel frente às demandas sócio educativas no Estado”, ministrada pela professora doutoranda Zineide Pereira, e apresentação de trabalhos acadêmicos. No dia 13 haverá visitas à empresa Ricetec, com apresentação do diretor do pesquisa e engenheiro agrônomo João Carlos de Oliveira, e a uma fazenda onde se planta arroz híbrido. À tarde, um painel agropedagógico vai discutir as interfaces dos saberes em agronomia e pedagogia na UERR. Participam a professora doutora Gheysa Coelho, coordenadora do curso de Agronomia, e doutorando Osvaldo Piedade, coordenador do curso de Pedagogia. O retorno dos acadêmicos de Félix Pinto acontece no da 14, depois de uma visita ao Lago Caracaranã.
Este é o primeiro semestre de Pedagogia com ênfase em Educação no Campo, ministrado em módulos para 30 alunos do Cantá. A professora Zineide Pereira, organizadora do evento, explica que a oferta do curso atende aos anseios de formação profissional dos movimentos sociais ligados às comunidades rurais.
Conforma diz, a região possui os biomas floresta e savanas, vocação agropecuária, grande área agricultável, milhares de famílias em vários projetos de assentamentos de reforma agrária e uma imensa diversidade biológica. Por isso, acrescenta, é necessário conjugar desenvolvimento sócio-econômico via produção e transformação de produtos agropecuários, aliada à conservação ambiental.
Segundo a professora, o objetivo da UERR ao ofertar o curso de Educação do Campo é preparar profissionais aptos para o trabalho de pesquisa e extensão com a agricultura familiar e camponesa, além de permitir que desenvolvam, de forma construtivista, alternativas de produção que contribuam para a melhoria de vida nas áreas dos projetos de assentamento e agricultura familiar.