18.02.10
O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, participou nesta manhã (18) da solenidade de abertura do Ano Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE). O presidente da Casa, o deputado Mecias de Jesus, abriu a sessão agradecendo a presença de todas as autoridades, principalmente do reitor Nonato Vilarins. 18.02.10
O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, participou nesta manhã (18) da solenidade de abertura do Ano Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE). O presidente da Casa, o deputado Mecias de Jesus, abriu a sessão agradecendo a presença de todas as autoridades, principalmente do reitor Nonato Vilarins.
Segundo o deputado, o ano passado foi atípico. As medidas do Governo Federal para evitar que o Brasil sofresse de forma cruel pelos efeitos da crise mundial feriram as finanças de todos os Estados brasileiros.
“Se as unidades foram vítimas da redução do Fundo de Participação dos Estados (FPE), Roraima está entre as que foram penalizadas”, disse o Mecias.
Mecias destacou algumas ações positivas de 2009, como a transferência das terras da União ao patrimônio do Estado, ainda que a regularização, a entrega do título definitivo ao ocupante do lote seja demorada em função da burocracia.
O presidente da ALE disse que o orçamento deste ano foi aprovado com poucas emendas, inseridas apenas aquelas consideradas como essenciais ao funcionamento harmônico entre os poderes, e foram feitos de comum acordo com o Executivo.
“Numa economia insipiente como é a de Roraima, o Estado não pode fazer tudo e nem é essa tarefa de sua exclusiva competência. Cada um de nós, que verdadeiramente gosta de Roraima, e aí não importa a posição social, deve dar sua parcela de contribuição. No Legislativo, não temos medido esforço para doar o Executivo do aparato necessário ao cumprimento de suas atribuições”, frisou Mecias.
O governador Anchieta Junior fez uma sucinta prestação de contas dos principais fatos governamentais de 2009 e das ações prioritárias do governo para este ano. “Apesar da crise, buscamos manter as compras governamentais, os empregos e os investimentos em níveis que permitissem a economia estadual manter-se em pleno funcionamento”, disse Anchieta.
Entre as principais ações do governo realizadas ano passado, estão: investimento no setor energético, recuperação de estradas e vicinais, com destaque a “Nova BR-174”, implantação da internet banda larga, reajustes salarial, modernização e ampliação do sistema de abastecimento de água de do sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista, habitação, regularização fundiária, saúde, educação, segurança, agricultura.
“Ninguém aguenta mais discurso. A hora é arregaçar as mangas e partir para a luta. É isso que a sociedade roraimense exige de nós. Mantemos a expectativa de que, juntos, faremos de Roraima um lugar melhor para se viver. Acreditamos que nada se justifica, na ação do gestor público, se o foco, se o objetivo, não for o bem-estar social, se a meta não for o ser humano. Temos o mesmo objetivo: lutar por Roraima”, destacou Anchieta Junior.