10.12.09
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) participou de forma expressiva na Conferência Estadual de Educação, que teve como tema central “Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O evento foi realizado em todos os municípios.
10.12.09
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) participou de forma expressiva na Conferência Estadual de Educação, que teve como tema central “Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O evento foi realizado em todos os municípios.
Na Etapa Regional, realizada no início de dezembro, professores mestres e doutores da UERR ministraram palestras com temas variados. No final do encontro, foram eleitos 20 delegados que vão representar Roraima na Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para acontecer em março de 2010.
Durante a Conferência Estadual, foram discutidos seis eixos temáticos: Eixo I) Papel do Estado na Garantia do Direito a Educação de Qualidade, Organização e Regulação da Educação nacional; Eixo II) Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Eixo III) Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Eixo IV) Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Eixo V) Financiamento da Educação e Controle Social; e Eixo VI) Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
UERR vai participar da Conferência Nacional
A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um importante espaço democrático para a construção de diretrizes para a política nacional de educação, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade. A Conferência é um acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil.
Sociedade Civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais de educação e pais de alunos se reunirão na Etapa Nacional em torno da discussão pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
Confira a opinião de alguns palestrantes da UERR:
Professora mestre e Pró-reitora de Ensino, Leila Perussolo – (Tema Central). “A Conae se constitui em espaço social de discussão da educação brasileira e o tema central – Construção de um sistema nacional de educação – , como foco a garantia do direito à educação”.
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Professora mestre e diretora de Pós-graduação, Yolanda Honorato (Eixo I): “Cabe ao Estado a garantia do direito à educacional de qualidade, estabelecido a partir de suas políticas nacionais. A Conferência Estadual de Educação analisa essa questão e sugere ações para o Plano Nacional de Educação e construção de um novo sistema nacional de educação”.
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Professora mestre e coordenadora do curso de História, Jurema Pires – (Eixo II) – “A gestão democrática da educação não constitui um fim em si mesma, mas um importante instrumento do processo de superação do autoritarismo, do individualismo e das desigualdades sócio-econômicas.
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Professor mestre e coordenador da área de Ciências Humanas, Mario Rosa (Eixo III) – “Pensar em democratização da educação é considerar, antes de tudo, a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. Esta tríade deve ser a bandeira dos governos federal, estadual e municipal como políticas públicas em prol de uma educação de qualidade”.
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Professora doutora e coordenadora da área de Ciências Biológicas da Saúde, Odete Calheiros (Eixo IV) – “A palestra teve como objetivo abordar a formação e valorização dos profissionais da educação, visando a construção de um sistema de ensino articulado que garantam políticas públicas de formação inicial e continuada para os trabalhadores em educação”.
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Professora mestre e diretora do Departamento de Graduação, Ênia Ferts (Eixo V) – “O financiamento da educação envolve a definição das condições materiais e de recursos para a formulação, implantação e avaliação das políticas educacionais e dos programas e ações a elas relacionadas. Também envolve os processos de gestão, acompanhamento, controle e fiscalização dos recursos”.
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Professora doutora e Pró-reitora de Extensão, Nildete Melo (Eixo VI) – “A importância da discussão desse eixo está na garantia do direito àqueles que historicamente ficaram à margem das políticas sociais".
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