“DISCUTINDO O COMPROMISSO DAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS DE PROFESSORES DIANTE DAS CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO.”
A percepção de interações entre o homem e o meio ambiente é encontrada nos mais antigos documentos chineses e hindus, e na tradição dos ameríndios. A ecologia humana é o estudo interdisciplinar das relações substantivas entre fatores do sistema-homem e fatores do sistema-ambiente. A Educação Ambiental, parte integrante do paradigma emergente da Educação para o Desenvolvimento Sustentável-EDS, também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida. Partindo destas considerações sobre a situação/necessidades do ensino das Ciências e Matemática em todos os níveis da Educação e a consequente capacitação dos professores para uma atuação fundamentada nos princípios da compreensão da nova realidade vivida, propomos discutir uma nova práxis pedagógica que possibilite a integração e a transversalidade das inúmeras disciplinas e ações que constitui as diferentes matrizes curriculares dos diferentes cursos.