20.11.12
A Universidade Estadual de Roraima e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) assinam nesta quarta-feira (21), às 19h, um termo de cooperação técnico-científica para trazer a Boa Vista uma extensão do Programa de Pós-graduação em Biologia da Água Doce e Pesca Interior (BADPI). O programa oferecerá 12 vagas para mestrado e quatro para doutorado com aulas já em 2013.
As vagas do convênio vão atender a graduados e mestres de todo o Estado. O acordo será firmado no auditório do campus Boa Vista da UERR pela Universidade, INPA, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (IACTI). Dentre os pontos de cooperação, a UERR envolverá o corpo docente na oferta de disciplinas modulares e coorientação de projetos.
Evandro Luiz Ghedin, diretor de pós-graduação da UERR, destaca a necessidade do Estado de Roraima no setor: “A cadeia produtiva da piscicultura está carente de conhecimento de conhecimento de base para dar sustentação à tecnologia”, diz. Ghedin afirma que a parceria com o INPA converge para um outro objetivo institucional da UERR: fomentar um programa de pós-graduação strictu-sensu autônomo.
Os cursos de Biologia e Química da UERR já contam com praticamente a totalidade de doutores e o fomento das pesquisas pode tornar a área de aquicultura e biologia da água doce na vocação desses cursos de graduação no futuro, acredita Ghedin.
Conforme Patrícia Macedo de Castro, professora do mestrado e pesquisadora na área de crustáceos, a parceria dá à universidade roraimense a oportunidade de aperfeiçoamento profissional em uma instituição de referência nacional. “Os professores da UERR ganharão com a experiência da coorientação. Isso pode alavancar as pesquisas nas áreas de peixes, crustáceos, macrófitas, qualidade da água, invertebrados – entre outros”, diz.
BADPI – O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior foi criado em 1976 com o curso de Mestrado e em 1984 instituiu o curso de Doutorado. Tradicionalmente forma profissionais que encontram possibilidades muito boas de colocação no mercado de trabalho. Os egressos do Programa estão habilitados para atuar em ensino, pesquisa e extensão, estudos sobre avaliação de impactos ambientais e de programas para desenvolvimento regional visando o uso sustentável dos ecossistemas aquáticos e seus recursos naturais.