28.08.12
Uma Universidade que envolve a comunidade em busca de soluções, integrando o conhecimento acadêmico com a realidade dos alunos. É assim que a UERR vem trabalhando. Um exemplo disso é o Projeto Guariba, desenvolvido no Campus de Pacaraima.
O Projeto Guariba beneficia 50 crianças de 9 a 13 anos com dificuldades de aprendizagem. São atendidas em encontros com duração de duas horas, três vezes por semana. 40 são da sede do município de Pacaraima e 10 são da Comunidade Indígena Sorocaima I. As atividades são desenvolvidas por 12 alunas dos cursos de Letras e Pedagogia do Campus de Pacaraima, que recebem uma bolsa como incentivo ao trabalho. A coordenação é do professor doutor Devair Fiorotti.
Os beneficiados são alunos dos 4º e 5º anos, encaminhados pelas escolas de Pacaraima por apresentarem déficit de leitura, além de sérios problemas de escrita e interpretação. O objetivo central é fazer com que entendam os textos que lêem. Daí, vale tudo: brincadeiras, contação de histórias, desenhos e o que a imaginação mandar. As aulas são planejadas de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos e ocorrem em vários lugares do município: na Biblioteca Municipal, no Campus da UERR Pacaraima (Escola Casemiro de Abreu), no Centro de Informações Turísticas de Pacaraima e na Escola Índio Manuel Barbosa (Sorocaima I).
Como resultado, o Projeto pretende contribuir na aprendizagem das crianças, além de desenvolver um gosto especial pela leitura. Já os acadêmicos preparam artigos científicos relatando suas experiências, os problemas enfrentados e como foram resolvidos no decorrer do Projeto.
YAMIX – O campus de Pacaraima também se destaca no ramo cultural. Todos os anos, desde 2007, é realizado o festival Yamix, que mistura teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, não só do Brasil, mas das comunidades venezuelanas próximas de Pacaraima.
O Yamix consegue reunir vários tipos de expressões artísticas do meio universitário de Roraima não somente nos dois dias de evento, mas principalmente para a sua realização. Já se tornou parte do calendário cultural de Pacaraima e hoje é levado adiante pelos próprios alunos do Campus, que reconhecem nesse grande mix um pouco de si, um pouco do grande mix que é Roraima e o Brasil.
Texto e foto de Isabela Coutinho, professora do curso de Letras.