02.07.12
A UERR participou dia 28 de junho do 'I Encontro das Três Nações: Intercâmbio de Turismo, Brasil, Guiana e Venezuela', realizado no auditório do SESC Mecejena, em Boa Vista. O encontro teve como objetivo fomentar o diálogo entre pessoas e instituições ligadas às atividades turísticas no Brasil, Guiana e Venezuela. A expectativa é estabelecer, a partir de agora, estratégias em conjunto para a integração, parcerias e cooperação, superando os entraves burocráticos existentes atualmente, em particular, no trânsito de visitantes e veículos de transporte coletivo.
O evento reuniu operadores de turismo dos três países, representantes do poder público e de instiuições de classe, secretários de Estado e o vice-governandor de Roraima, Chico Rodrigues.
O professor Ismar Lima participou do evento, representando o curso de Turismo da UERR, e ficou encarregado de elaborar a Carta de Roraima do Turismo Integrado das Três Nações (The Roraima Integrated Tourism Charter of Brazil, Guayana, and Venezuela) – um documento contendo os principais pontos debatidos e acordados no I Encontro, que servirá de roteiro para ações conjuntas futuras, por meio de uma agenda de cooperação. A Carta de Roraima foi lida por Ismar Lima no final do evento em português e inglês, e foi encaminhada para a chancela das autoridades.
Os debates e mesas redondas trataram de temas como segurança turística, sistema de funcionamento das aduanas, barreiras documentais, taxas e tarifas. Para a continuidade desses debates e apontamento de soluções, foi criado um Comitê Permanente Consultivo, e o trade turístico dos três países comprometeu-se em criar circuitos integrados e traçar estratégias de marketing dos atrativos do extremo norte da América do Sul, incluindo Roraima, na forma de clusters, com uma abordagem regional. Os palestrantes e debatedores foram contundentes ao ressaltar a importância estratégica de Roraima como destino e como região de trânsito; um corredor turístico para o setor entre a Amazônia e o Caribe venezuelano e guianense. O turismo indígena ganhou destaque nas discussões, e as experiências da Venezuela e da Guiana, hoje muito mais avançadas que as do Brasil, foram mencionadas como referência para a criação de um modelo nacional.
Outro foco do encontro foi a qualificação da mão de obra, em especial o aprendizado e fluência nos idiomas inglês, espanhol e português. O professor Ismar Lima foi convidado a continuar representando a Universidade Estadual de Roraima, UERR, nas reuniões e agendas de integração e cooperação, bem como fazer parte do Comitê Consultivo das Nações. Tudo isso mostra a importância regional da UERR, e o papel e compromisso da instituição em contribuir para a excelência do Turismo em Roraima. O encontro foi organizado pela empresa Roraima Adventures, com apoio do Boa Vista – Roraima Convention & Visitors Bureau.