20.06.12
Ismar Borges de Lima, professor-efetivo e coordenador do Curso de Turismo, e coordenador-chefe do MultiAmazon: Laboratório Multidisciplinar em Planejamento Regional, Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Sustentável, está lançando o seu mais novo livro, intitulado 'Japonicidades: Estudos sobre Sociedade e Cultura Japonesa', 196 páginas, Editora CRV.
A obra foi escrita por seis autores, todos pertencentes ao grupo de estudos do Centro de Pesquisa da Cultura Japonesa em Goiás, CPCJ-GO, e traz uma contribuição signficativa para a Geografia Humana e Cultural com capítulos bem argumentados e fundamentados, com uma abordagem instigante que levará o leitor a uma viagem rica em detalhes à terra dos Samurais, o Japão.
A sociedade nipônica é apresentada nas mais variadas perspectivas culturais, sociais e societária; com abordagens que reforçam o conceito multidisciplinar de 'japonicidade': o que é ser japonês.
No livro, o professor doutor Ismar Lima escreveu um capítulo provocativo sobre esse conceito ao questionar e romper com paradigmas e estereótipos sobre o Japão, tida como sociedade uniforme e de cultura estanque, algo rechaçado pelo escritor. Ismar Lima advoga que o Japão contemporâneo revela-se multiético – com existência de enclaves, nichos étnicos e de imigrantes, e, na leitura do professor, é um país que historicamente sofreu uma permeabilidade de outros povos e culturas, portanto, objeto também de uma aculturação.
Em uma linha histórica, o pesquisador situa o Japão em dois domínios antagônicos em suas pretensões de hegemonia e conquistas em nível global: o domínio beligerante (antes de 1945) e o domínio tecnológico (após 1945). O livro já está disponível no website da Editora CRV e terá lançamento oficial no início de julho. em Goiânia.
O professor pretende ministrar um seminário em agosto sobre o tema 'Japão Contemporâneo, Japão Milenar: Abordagens Conceituais sobre Japonicidade', aberto para a UERR, comunidade acadêmica e geral de Boa Vista. O seminário marcará o lançamento do livro em Roraima
Ismar Lima também é autor do livro “The Micro Geopolitics of Ecotourism”, 496 páginas, disponível na biblioteca da UERR.