21.07.11
Quatro acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima realizaram oficinas e palestras em municípios de Santa Catarina neste mês de julho. As atividades integraram as ações da Operação Fronteira do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade Estadual de Santa Catarina. A UERR foi representada pelos alunos Higor Caldas (Comércio Exterior), Cidamar Matias (Física), Janaina Fontes e Josimara Matias (ambas de Biologia).
Os acadêmicos somaram-se a um grupo de 80 alunos da Udesc e UnB que atuou em nove municípios. Os roraimeses trabalharam em Barracão (PR) e Anchieta (SC), abordando os temas “A coleta seletiva de lixo e artesanato com material reciclável”; o “Associativismo e cooperativismo como meio de geração de renda para a comunidade local”; “Como elaborar projetos sociais”; “A formação e capacitação de lideranças e gestores comunitários”; “A atividade física na terceira idade”; “Meio ambiente e as crianças”; “A educação sexual no contexto familiar e para educadores”; “A formação e capacitação para a gestão financeira”; além de atividades recreativas e lúdicas.
Entre outras atividades, os acadêmicos ajudaram na revitalização da praça de uma das cidades visitadas. Percebendo que o local precisava de um espaço destinado ao lazer e convívio social, mobilizaram prefeitura e sociedade para concretizar a ação. De acordo com Josimara Matias, o projeto Rondon permitiu que cada participante desse o melhor de si para ajudar no desenvolvimento das comunidades atendidas. Cidamar Matias acrescenta que a convivência com os moradores resultou numa importante troca de experiências.
“Queremos agradecer à coordenação do Rondon em Santa Catarina, representada pelos professores Fábio, Balduíno, Rita e Jairo, além da professora Neves, pela oportunidade”, disse Josimara.
Conforme Maria das Neves Magalhães, pró-reitora de Extensão da UERR, a participação dos acadêmicos foi elogiada pelos professores da Universidade Estadual de Santa Catarina.
“Quero agradecer especialmente ao professor/coordenador do projeto Rondon da Udesc, Alfredo Balbuíno, pela receptividade e cuidados dispensados aos acadêmicos da UERR”, destacou Neves.
A pró-reitora e os quatro acadêmicos estiveram reunidos com o reitor da UERR para fazer um relato das atividades da Operação Fronteira. Hamilton Gondim lhes falou da intenção da universidade fazer cinco expedições ao Baixo Rio Branco neste ano, iniciando os preparativos para implantar três centros de pesquisa em Santa Maria do Boiaçu, Cachoeirinha e Xixuau. Outra meta é levar oferta de ensio e ajudar os ribeirinhos a organizar cooperativas, promovendo também o turismo ecológico.
“A participação dos alunos do Rondon será fundamental neste projeto. É nosso dever ocupar aquele espaço e levar o Estado ao Baixo Rio Branco. Espero que mais pessoas se interessem pela extensão nas comunidades carentes”, disse o reitor.