27.03.09
Os alunos Débora da Silva, Ana Marisa da Silva e Francivaldo da Silva Pinto da escola estadual Argentina Castelo Branco, no município de Bonfim, realizaram nesta sexta-feira (20) uma visita na Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Boa Vista. Participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), os estudantes são autores de um projeto que estuda a diversidade dos macro invertebrados aquáticos em corpos d´água no Bonfim.
Na UERR, eles participaram de atividades no laboratório de ciências objetivando a identificação e confirmação dos macros invertebrados aquáticos coletados no município. Os animais foram coletados no Igarapé da Vaca e em trechos urbanos do rio Itacutu (considerando o período de baixa pluviosidade), no Bonfim.
O projeto “Diversidade de macros invertebrados aquáticos associados às macrófitas ocorrentes em corpos d´água na sede do município do Bonfim” dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, é orientado pelo professor de biologia da escola Argentina Castelo Branco, Paulo Ricardo Pinheiro de Andrade, sob a orientação científica da professora Dra. Patrícia Macedo de Castro Gutierres.
As coletas foram realizadas utilizando um puçá (ferramenta confeccionada com madeira ou alumínio, com uma rede em uma das extremidades para capturar animais aquáticos) ou com aramadilhas, visando abranger todos os micros habitats encontrados nas margens dos corpos d´água onde pudessem ocorrer os animais. As coletas foram armazenadas em recipientes plásticos e fixadas em álcool 70%.
No laboratório da UERR, os alunos estão realizando a triagem, identificação e sexagem dos indivíduos, com auxílio de um estereomicroscópio. Também estão realizando a mensuração (largura e comprimento máximo da carapaça do animal) com o auxílio de um paquímetro.
Como preparação para execução do projeto, os alunos fizeram leituras de artigos especializados, produção de textos como exercício experimental e apresentação de seminários a comunidade da escola.
Fonte: Ascom/Secd