10.03.09
As atividades desenvolvidas durante 15 dias pelos alunos da Universidade Estadual de Roraima em Beruri, no interior do Amazonas, geraram mudanças no cotidiano daquela cidade.
Essa é a avaliação que o grupo fez após seu retorno ao Estado. A viagem de seis acadêmicos e uma professora fez parte do Projeto Rondon, uma iniciativa do Ministério da Defesa.
A UERR teve dois projetos aprovados pelo Ministério da Defesa. Os alunos desenvolveram trabalhos em Alto Alegre (RR) e na cidade amazonense de Beruri, a 12 horas de barco de Manaus.
No Amazonas participaram os acadêmicos Alberto do Espírito Santos Dantas Pacheco (Geografia – Caracarai), Ediléia Sousa Araujo (Biologia – Boa Vista), Laci Cruz Cavalcante (Agronomia – Alto Alegre), Marcos de Almeida (Engenharia Florestal – São João da Baliza), Stone Bruno Coelho Barbosa (História – Boa Vista ) e Tiago dos Santos Ribeiro (Educação Física – Mucajaí).
Segundo a professora Maria das Neves Magalhães, mestre em Recursos Naturais e coordenadora do grupo que foi ao Estado vizinho, os acadêmicos conseguiram resultados excelentes no contato com a comunidade. “Eles deram um show de conhecimento e integração com a comunidade”, avalia a professora, destacando que mais de três mil atendimentos foram realizados.
As ações focaram-se nas áreas de assistência comunitária e técnica agrícola, educação e saúde ambiental, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e direitos humanos. A participação na etapa norte do Projeto Rondon, de acordo com a professora, deu “oportunidade aos alunos de praticarem o que aprenderam na UERR. Eles externalizaram isso muito bem e ficaram mais seguros em suas áreas de atuação”.
Veja algumas das atividades feitas em Berurí:
Aula de alongamento para comunidade;
Cinema aberto todas as noites na Praça da Paróquia;
Oficina sobre compostagem;
Oficina para professores, monitores do PETI e da Igreja Presbiteriana sobre Psicomotricidade, jogos e recreação e Ginástica Laboral;
Orientação na elaboração de projetos para investimento na agricultura familiar;
Oficina no PETI para confecção de puffs com garrafas PET (aluno e monitores) e repasse de apostila com sugestões aos monitores;
Palestra sobre organização de grêmio estudantil, com posterior aprovação do estatuto;
Atividades recreativas e repasse de apostila com sugestões aos monitores da Igreja Presbiteriana, PETI e ProJovem;
Palestra sobre associativismo e cooperativismo na implantação da associação ASSACUB de Berurí;
Oficina sobre confecção de hortas familiares e comunitárias;
Orientação sobre a implantação da rádio escolar;
Palestra sobre a gestão do lixo para as autoridades do município;
Palestra aos trabalhadores da limpeza pública e da hospitalar sobre a gestão do lixo e a obrigatoriedade de uso de equipamentos de proteção e os cuidados com a saúde;
e Gincana Ambiental.