26.11.08
O Ministério da Educação está realizando entre outubro e dezembro o estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar em todo o Território Nacional. A pesquisa vem sendo organizada há três anos e teve a participação de organizações sociais e de especialistas em educação vinculados a universidades públicas de todas as unidades da Federação.
Em Roraima, o professor Elialdo Rodrigues de Oliveira, por estar vinculado a Universidade Estadual de Roraima, foi convidado para coordenar a pesquisa que está sendo realizada em escolas públicas na Capital e no Interior do Estado.
Desta forma, a Universidade Estadual participa, através do professor Elialdo no projeto, junto com as demais universidades públicas na realização da pesquisa através da elaboração e sistematização do projeto federal sobre o tema da diversidade na educação e, por conseguinte, exercendo um importante papel no contexto da temática proposta e discutida a nível local e nacional.
Para o professor a pesquisa é de extrema importância para a formação e o desenvolvimento da cidadania e da nação brasileira. “Ao focar o propósito da pesquisa na avaliação da relação entre desigualdades educacionais e discriminação no ambiente escolar, reconhece-se claramente que a segunda dimensão tem impactos significativos na primeira, vale dizer, a discriminação no ambiente escolar está correlacionada com diferentes níveis de desigualdades na educação”, disse.
Nesse sentido, a hipótese central dessa pesquisa está relacionada com a idéia de que práticas discriminatórias que ocorrem no ambiente escolar afetam o desenvolvimento, a permanência, a trajetória e o próprio acesso à educação de qualidade.
A pesquisa tem como objetivo nuclear avaliar a extensão e a intensidade de praticas discriminatórias no ambiente escolar, de acordo com diversas áreas temáticas como étnico-cultural, gênero, socioeconômico e educação especial.
“Está sendo avaliado o impacto dessas práticas no ambiente escolar e sua influência no acesso, na permanência, na trajetória e no desempenho escolar dos estudantes, de modo a subsidiar a formulação de políticas e estratégias de ação que promovam, a médio e longo prazo, a redução das desigualdades em termos de resultados educacionais, o respeito e a própria educação para a diversidade”, disse Oliveira. O resultado da pesquisa será publicado no início de 2009.