Tipo: Monografia
Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Espanhol
Título: A música como ferramenta metodológica no ensino de Língua Espanhola
Autor(es): Deigla Cássia de Oliveira Cavalcante
Primeiro Orientador: Iris Anita Fabian Rarnirez
Resumo: O presente trabalho trata sobre a utilização da música como uma ferramenta
metodológica capaz de auxiliar significativamente o processo de ensino-aprendizagem
na disciplina de Língua Espanhola. A música é um recurso didático pedagógico que
possibilita o desenvolvimento da comunicação, a aquisição do idioma, o estímulo ao
pensamento independente, a criatividade, o senso crítico, a concentração, a atenção, a
imaginação, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é conhecer a importância de
se trabalhar com a música no ensino da Língua Espanhola na escola. A metodologia
utilizada é de abordagem qualitativa-quantitativa,os dados para a fundamentação do
estudo foram obtidos por meio da técnica de levantamento, aplicando dois questionários
compostos de perguntas fechadas e com entrevista, sendo um direcionado aos docentes
de Língua Espanhola e outro aos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede
pública estadual no município de Boa Vista. Os resultados apontaram que a música é
atrativa e envolvente, porém ainda não é utilizada por todos os professores da rede
pública estadual, mesmo todos tendo consciência de que a música entretém e desperta
a atenção do aluno, motivando-os a aprender de maneira lúdica, auxiliando ainda o
professor a manter a ordem e a disciplina em sala de aula. Também é importante que se
utilize em geral músicas contemporâneas visando não atigir muito à realidade e ao gosto
do estilo musical dos alunos, pois ao mesmo tempo que a música auxilia, ela também
pode atrapalhar toda uma aula.
Resumen: El presente trabajo trata sobre ia utilización de ia música como una herrarnienta
metodológica capaz de auxiliar significativamente ei proceso de enseflanza-aprendizaje
en la disciplina de Lengua Espaflola. La música es un recurso didáctico pedagógico que
posibilita ei desarroilo de ia coinunicación, la adquisición dei idioma, ei estímulo ai
pensamiento independiente, la creatividad, ei sentido crítico, ia concentración, ia
atención, la irnaginación, entre otros. EI objetivo general de este trabajo es conocer la
importancia de trabajar con la música en la ensefianza de ia Lengua Espafioia en la
escuela. La metodologia utilizada es de enfoque cualitativo- cuantitativo, Los datos para
la fundamentación dei estudio fueron obtenidos por medio de la técnica de
levantarniento, aplicando dos cuestionarios compuestos de preguntas cerradas y con
entrevista, siendo uno dirigido a los docentes de Lengua Espaflola y otro a los discentes
dei 60ai 9° afio de la Ensefianza Fundamental de la red pública en ei municipio de Boa
Vista. Los resultados apuntaron que la música es atractiva y envolvente, pero aún no es
utilizada por todos los profesores de ia red pública dei estado, incluso todos teniendo
conciencia de que la música entretiene y despierta la atención dei alumio, motivándolos
a aprender de manera lúdica, ayudando ai profesor a mantener ei orden y ia disciplina
en clase. Tambián es importante que se utiiice en general músicas contemporâneas
visando no huir mucho a la realidad y ai gusto dei estilo musical de los alumnos, pues
ai mismo tiempo que la música auxilia, dia también puede entorpecer toda una ciase.
Palavras-chave: Música; Recurso Didático; Língua Espanhola; Aprendizagem; Música; Recurso Didáctico; Lengua Espafiola; Aprendizaje.