A Universidade Estadual de Roraima realizou o I Ciclo de Palestras sobre os grandes desafios da Ciência da Computação, nos campi de Caracaraí e Boa Vista. O objetivo era debater sobre as novas tendências na área de computação e trazer discussões e visões sobre a pesquisa em computação, bem como demostrar como anda o mercado de trabalho.
O primeiro dia de evento foi no campus de Caracaraí, na quinta-feira (4), e teve a presença de alunos do curso de Ciência da Computação dos Polos de Boa Vista, Caracaraí e Pacaraima. A palestra do Professor Cristofe do IFRR abordou o tema da Computação Ubíqua e a internet das coisas. O Professor Bruno da UERR e Diretor de Tecnologia do TCE abordou a importância dos DataWare House e o processo de implementação que está ocorrendo no TCE. Finalizando com a palestra sobre Redes Heterogêneas ministrada pela Professora Gracieth da Faculdade Estácio Atual.
O segundo dia de evento, 5 de setembro, foi no campus de Boa Vista, e contou com a presença de 108 alunos de graduação da área de tecnologia. No auditório da UERR foram debatidos temas relevantes para a sociedade e para o desenvolvimento tecnológico de Roraima. A noite começou com a palestra do Professor Dr. Luciano Silva da UFRR, que abordou o tema Realidade Virtual e Aumentada e suas aplicações para a Interface Homem-Computador. Na sequência dos debates, o Professor Ornélio Hinterholz Junior da Estácio Atual, abordou a questão dos grandes desafios para a área de computação que foram estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Computação. A noite foi finalizada com Palestra sobre mapeamento de Redes e seus algoritmos, pelo Professor Francisco Carlos da UERR.
Nos debates após cada palestra, os palestrantes, professores e alunos discutiram a questão tecnológica de Roraima, a falta de infraestrutura de redes de computadores e a falta de investimento público e privado na área de tecnologia para que os benefícios dos temas abordados realmente sejam aplicados em nossa região. Benefícios estes que envolvem melhor qualidade da internet, melhor integração de dados, melhor gerência das informações e melhor qualidade nas telecomunicações.