A Universidade Estadual de Roraima realizou, na última sexta-feira (27), o encerramento das atividades do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), relativas ao primeiro semestre da Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Canarinho.
Professores e coordenadores do Pibid na Escola Gonçalves Dias |
Segundo o professor Wanderley Gurgel de Almeida, coordenador institucional do Programa na Uerr (Universidade Estadual de Roraima), atualmente existem 15 projetos em desenvolvimento em 17 escolas de educação básica na capital e interior do Estado. Além de Boa Vista, são beneficiados Rorainópolis, Pacaraima, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema.
“Nós incentivamos os docentes desde antes da sua licenciatura. Atualmente são 340 bolsistas entre professores e alunos, desenvolvendo planejamentos, estudos teóricos, elaboração de material didático coerente com a realidade local e realizando atividades práticas nas escolas de ensino fundamental e médio”, disse Walderley.
Na Escola Gonçalves Dias a pró-reitora de Extensão, Maria das Neves Magalhães e professores da Uerr visitaram laboratórios e conheceram projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Pibib, entre eles o do foguete movido a bicarbonato de sódio e vinagre. O projeto participou, no final de maio, da VIII Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes), durante a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), no Rio de Janeiro. O foguete foi fruto de estudos interdisciplinares de Física, Geografia, Astronomia e Química.
Foguete desenvolvido por bolsistas é movido a bicarbonato de sódio e vinagre |