PPGA desenvolve atividade na XVI Semana de Ciência e Tecnologia em Roraima

Alunos e professores do PPGA estiveram na XVI Semana de Ciência e Tecnologia em Roraima – XVI SCTI RR, com exposições de técnicas agroecológicas.

 

 

Conversas de Agroecologia: Povos tradicionais, agroecologia e direito a terra em contextos do sul

No dia 24 de junho foi realizada mais uma sessão do “Conversas de Agroecologia”. Dessa vez, a convidada foi a Professora Dr.ª Joyce Gotlib, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Sua fala intitulada “Povos tradicionais, agroecologia e direito a terra em contextos do sul” explorou como a experiência de luta e permanência na terra em lugares tão distintos quanto Brasil e África do Sul apresentam possibilidades de conexão. Gotlib reforça que, mais do que somente a dimensão econômica da relação com a terra, o caso brasileiro e africano podem evidenciar questões culturais de pertencimento e respeito ao meio ambiente.

Conversas de Agroecologia: Agroecologia, Pesquisa e Extensão

Visando proporcionar a oportunidade para conhecer novas frentes de pesquisa e estabelecer contatos futuros, O Mestrado em Agroecologia abre um espaço para divulgação de experiências de pessoas que atuam no campo das ruralidades. Com a proposta de convidar quinzenalmente um(a) pesquisador(a)/ator social envolvido(a) em temáticas de interseção com a agroecologia, Serão realizadas conferencias online de aproximadamente 90 minutos, onde o(a) convidado(a) irá expor sua trajetória/pesquisa/atuação e depois abre-se um espaço para perguntas.

O primeiro convidado foi o Professor Henrique Carmona Duval, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR no dia 27 de maio.

O link da conferencia pode ser acessado logo abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1hs5wbg09iKEbhT8xCy5At6ZQyeOgLDfA/view?ts=5ecf00cf

III Simpósio de Agroecologia – PRAZO PARA SUBMISSÕES PRORROGADO ATÉ 05/10/18

O III Simpósio de Agroecologia – SimpAgro, cujo tema será “Sociobiodiversidade e Agroecologia”, ocorrerá no período de 06 a 28 de novembro de 2018, sendo a abertura e palestras/mesas-redondas no auditório da UERR (06/11 a 09/11) e as atividades práticas ocorrendo ao longo do mês (14/11 a 28/11). Dentro do tema, serão discutidos os eixos “Sociobiodiversidade”, “Agroecossistemas Amazônicos”, “Políticas Públicas Direcionadas à Agroecologia ” e “Segurança Alimentar”. Uma parcela dos trabalhos apresentados será selecionada para compor edição especial da Revista Eletrônica Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – REMGADSContinue lendo…

EnglishFrenchItalianPortugueseRussianSpanish