Corpo Docente

ALINE ANDRÉIA NICOLLI

fotoLink do lattes: http://lattes.cnpq.br/2113910627053181

Sou Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Graduada em Ciências Biológicas, com Mestrado e Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

 

ANELISE MARIA REGIANI

perfilLink do lattes: http://lattes.cnpq.br/0122537220068653

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Química Licenciatura Centro Universitário Claretiano (2013), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2011) sobre contextos regionais e saberes de sociedades tradicionais na formação inicial de professores de Química. Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Acre. Desenvolve projetos na área de Ensino de Química nas linhas de Ensino de Química e deficiência visual e Ensino de Química, contextos regionais e saberes tradicionais. Também desenvolve estudos de novos materiais (biodiesel e biopolímeros) e atua em projetos de extensão para divulgação de ciência e tecnologia.

 

ANDRÉIA SILVA FLORES

perfilhttp://lattes.cnpq.br/7605544176812022

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é pesquisadora efetiva do Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima, na área de Taxonomia Vegetal. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Leguminosas e fitogeografia. Atua também na área de ensino de ciências em espaços não-formais, por meio de exposições temporárias no Museu Integrado de Roraima e de exposições itinerantes no interior do Estado. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e professora orientadora no Programa de Pós-Graduação de Agroecologia, ambos da Universidade Estadual de Roraima

 

CARLOS ALBERTO BORGES

foto2http://lattes.cnpq.br/0325588715769185

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (2006) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-USP e pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – IUL, Portugal, em 2011 e 2012. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima, Faculdade Cathedral de Ensino Superior e pesquisador antropólogo do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação – IACTI -, em Roraima. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Antropologia das terapêuticas de cura sóciomágica.

 

EVANDRO LUIZ GHEDIN

foto3http://lattes.cnpq.br/5879015398476679

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas(2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2010), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Estadual Mário de Andrade(1984), ensino-medio-segundo-graupelo Projeto Logos II(1991) e aperfeicoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina(1994). Atualmente é Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto, Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel), Professor Doutor da Universidade Estadual de Roraima e Professor Pesquisador da REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia e Didática do Ensino de Filosofia.

 

HECTOR JOSÉ GARCIA MENDONZA

foto4http://lattes.cnpq.br/1661826896260586

Bacharel em Matemática pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV), Cuba; Mestrado em Informática Educativa pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC), Cuba e Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Revalidado pelo programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Ex-professor dos departamentos de Matemática nas universidades cubanas Instituto Superior Pedagógico Juan Marinello (ISJPM) e Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC). Professor Associado I da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atuando na Licenciatura e Bacharelado em Matemática, coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e professor permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Na Universidade Estadual de Roraima (UERR) atua como professor permanente dos mestrados, profissionalizante em Ensino de Ciência e acadêmico em Educação. Professor do programa de doutorado Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Pesquisador no tema A Resolução de Problema em Matemática como Metodologia de Ensino, fundamentada nas teorias da Atividade de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e a Aprendizagem Significativa de Ausubel.

 

IVANISE MARIA RIZZATTI

foto5http://lattes.cnpq.br/0476017687294560

Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor doutor nível I da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: potenciometria, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, análise de metais em amostras ambientais e pesquisa na área de ensino em química.

 

JOSIMARA CRISTINA CARVALHO OLIVEIRA

foto6http://lattes.cnpq.br/1890754707891189

Bacharel em Química (1991), licenciada em Química (1994), mestre em Química (1995) e doutora em Química (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Araraquara/SP. Área de concentração: Ensino de Química; Físico-Química; Materiais Cerâmicos. Palavras-Chave: Ensino de Química; Cerâmica Ferrelétrica; Síntese de pós finos; Método de Pechini; Aditivos (sementes e dopantes). Conhecimento das técnicas de TG; DTA; Dilatometria; DRX; MET; MEV; IV. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Roraima – UERR onde desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química e Educação Ambiental. Atua como professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Possui projetos de extensão em andamento voltados para a educação ambiental, divulgação científica e atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos e espaços não formais de ensino.

 

JOSIAS FERREIRA DA SILVA

foto7http://lattes.cnpq.br/8790975990989937

Doutorado: FEF/UNICAMP Defesa em 23/02/2010. Título da Tese: Métodos de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental. Mestrado em Educação: PUC/Campinas, SP. (2000) – Título da Dissertação: Dinâmica de Aula e Avaliação no Cotidiano de uma 5ª Série do Ensino Fundamental; Psicopedagogo: Faculdade Plínio Augusto Amaral SP. (1998) Graduação em Pedagogia: Faculdade Renascença SP. (1994) Graduação em Letras: Faculdade Renascença SP. (1992) É professor concursado no Curso de Pedagogia da UERR – Universidade Estadual de Roraima, Campos de Boa Vista (2010); Atuou como Coordenador da Área de Ciências Humanas 2011-2013. Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da UERR de junho 2012 a maio de 2013. Atuou como Coordenador do Projeto da CAPES: Novos Talentos da UERR – da Ciência à Cidadania, 2010-2013. Professor Presidente do Projeto/UERR: do Curso de Pedagogia do Campo. Membro da comissão de revisão do Curso de Formação de Oficiais PM – Boa Vista/RR. Professor da Pós-Graduação da UERR, Curso de Mestrado Profissionalizante das disciplinas: Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências. Na Especialização da disciplina: Avaliação Critérios e Processos. Orienta dissertação para os alunos do Mestrado da UERR, Monografias na Especialização e TCC na Graduação. No Curso de Pedagogia leciona as disciplinas: Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Educacional, Ética na Educação, Teoria Curricular, Políticas Públicas na Educação Básica, Comunicação Oral e Escrita e Sociolinguística no PARFOR, segunda licenciatura de Letras. Atuou no Ensino Superior em diversas instituições privadas como professor de Didática, Comunicação e Expressão; Técnicas de Apresentação e Comunicação Oral e Língua Portuguesa – Leitura e Interpretação de Textos, nos cursos de: Pedagogia Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais. Na FAP – Faculdades Politec – Santa Barbara DOeste/SP (2009/2010), lecionou nos cursos de Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle de Automação, Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Educação Física. Atuou como professor da Universidade UNIDERP/Anhanguera, responsável pelos Cursos de Letras e Pedagogia, no pólo de Hortolândia/SP. (2007/2008) Implantou os cursos de Letras: Português Inglês e Português Espanhol na FAP – Faculdades Politec – Americana (2007-2008). Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade IESCAMP – Campinas/SP e foi professor das disciplinas: Linguagem e Comunicação no Curso de Pedagogia e de Comunicação Empresarial no Curso de Administração (2007-2008). Atuou como professor titular na Faculdade ASMEC (Ouro Fino/MG), nos Cursos de Pedagogia, Letras e Geografia, das disciplinas: Didática I, II e III; Metodologia Científica; TCC; Sociologia; Antropologia Física e Cultural e Políticas Educacionais. Trabalhou na PUC-Campinas/SP, na CAINST – Comissão de Avaliação Institucional 2000/2001. Atuou como professor de Português e Inglês, na rede pública estadual de São Paulo e em Escola Particular, no Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2010. Professor de Literatura – Ensino Médio, do Colégio Politec Americana/SP (2009). Atuou como Diretor da Escola Renascença, Ensino Fundamental e Médio, em Brasília/DF. (1994-1997). Diretor da Escola de Educação Infantil Luz do Saber, Campinas/SP de 1998 a 2010.

 

JULIANE MARQUES DE SOUZA

perfilhttp://lattes.cnpq.br/7529290315785252

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na mesma Universidade; Bacharel (2009) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – (PGDR) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Mestre em Paleontologia – paleobotânica pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) na mesma universidade (2008). Doutora em Paleontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013)

 

OSCAR TINTORER DELGADO

perfilhttp://lattes.cnpq.br/0068300351156277

Bacharel em Física pela Universidade da Havana, Cuba; possui doutorado em Ciências Técnicas pela Universidade Central de Las Villas, Cuba. Atuo como professor de Física na Universidade Camilo Cienfuegos de Matanzas, Cuba; professor visitante na Universidade Federal de Roraima e assessor na Secretaria Estadual de Educação de Roraima. Atualmente é coordenador do curso de física da Universidade Estadual de Roraima. Professor dos mestrados profissionalizante em Física (PROFIS) na Universidade Federal de Roraima e Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima com projeto de pesquisa na Resolução de Problema em Física como metodologia de ensino, fundamentada nas teorias da Atividade de formação por etapas das ações mentais de Galperin e a Aprendizagem Significativa de Ausubel-Novak.

 

PATRÍCIA MACEDO DE CASTRO

perfilhttp://lattes.cnpq.br/6111689690931114

Bacharel em Biologia Marinha pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza (1991), Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2003). Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Coorientadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências – REAMEC-PPGECEM.

 

RÉGIA CHACON PESSOA DE LIMA

foto8http://lattes.cnpq.br/4364242357184993

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: método Pechini, método do citrato precursor, zircônia, cerâmica magnética, ferritas, radiação eletromagnética, materiais magnéticos e materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em alta frequência. Atualmente é professora doutora nível I da Universidade Estadual de Roraima. Atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência da Universidade Estadual de Roraima, atuando nas linhas de pesquisa: Espaços não formais e a divulgação científica no Ensino de Ciências e Métodos pedagógicos e tecnologias digitais no Ensino de Ciências.

 

SILVIO JOSÉ REIS DA SILVA

foto9http://lattes.cnpq.br/8855344309171688

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Universidade do Amazonas (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Universidade do Amazonas (2005). Atualmente é professor de 1 e 2 graus do Governo do Estado de Roraima, pesquisador do Museu Integrado de Roraima Instituto de Apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação do etado de Roraima, é professor de biologia da Universidade Estadual de Roraima. Professor permanente dos cursos de Pós-graduação no Mestrado de Ensino de Ciência e no Mestrado acadêmico de Agroecologia pela Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Identificação de Abelhas Euglossina de Roraima, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas silvestres e Apis mellifera, apicultura, sanidade apícola, palinologia recente (estudo do pólen) com ênfase na identificação de pólen utilizado por abelhas. E consultor e instrutor de apicultura do SENAR, SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>