Corpo Docente

Bruna Ramos Marinho

foto-brunaLattes: http://lattes.cnpq.br/6833077398047889

É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, atua nos cursos técnicos e colabora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação -UERR/IFRR, além do curso de Pós-Graduação -Especialização em Espanhol da Universidade Federal de Roraima. Possui Doutorado em Educação; Mestrado em Letras e é licenciada em Letras – Português/Espanhol e suas literaturas pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Já atuou em gestão, estando na Direção do Departamento de Ensino do IFRR. Desenvolveu suas pesquisas voltadas para a formação de professores e para o ensino de língua materna e língua estrangeira. Possui experiência no Ensino Superior e Ensino Médio e Fundamental nas escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, lecionando Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

 

Carlos Alberto Borges

foto-carlosLattes: http://lattes.cnpq.br/0325588715769185

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (2006) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo-USP e pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – IUL, Portugal, em 2011 e 2012. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima, Faculdade Cathedral de Ensino Superior e pesquisador antropólogo do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação – IACTI -, em Roraima. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Antropologia das terapêuticas de cura sóciomágica.

 

Claudio Sipert

foto-claudioLattes: http://lattes.cnpq.br/0171895186465999

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sanduíche na Universität Trier – Alemanha pelo programa DAAD-Capes, mestre em Filosofia pela UNICAMP e Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – 2005). Presidente do Nepte (Núcleo de Pesquisa em teorias do Estado). Professor do Curso de Filosofia e do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima. 

 

Devair Antônio Fiorotti

foto-devairLattes: http://lattes.cnpq.br/8862097825581614

Bolsista Produtividade (2) do CNPQ. Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professor efetivo da UERR e do quadro permanente do mestrado em Letras e Cultura regional da UFRR. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa oral, identidade, crítica literária e linguagem poética, articulando estudos linguísticos, culturais e literários. Desenvolve pesquisa na Terra Indígena São Marcos e Raposa Serra do Sol na área de Identidade e memória, financiada pelo CNPQ. Trabalho similar é realizado no projeto “Do carvão ao ao diamante”, com antigos garimpeiros do lendário Tepequém. Ainda é idealizador e tutor do PET Letras Projeto de Letramento Guariba, em Pacaraima, que atende crianças com dificuldade de aprendizagem. Também é idealizador e coordenador do evento cultural YAMIX, que envolve dança, teatro, música, literatura e artes visuais, com foco central nos acadêmicos de RR e na comunidade em geral, busca fortalecer a diversidade cultural do estado, promovendo de música clássica a música indígena, vai para sua sexta edição. Ainda foi representante da UERR no convênio com a UNEG-VE, de 2008 a 2011 e Conselheiro na área de Museu e Memória no Conselho Nacional de Política Cultual (CNPC), de 2010 a 2012. 

 

Edilza Laray de Jesus

foto-edilsaLattes: http://lattes.cnpq.br/3416993677349221

Doutora em Educação (UFRGS, RS), Mestra em Educação Ambiental (FURG, RS), Especialista em Ciências da Educação (Università Ca’Foscari Venezia/Unisul 2009), Licenciada em Geografia (UFAM, AM). É Professora Adjunto “B” da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) onde trabalha com Ensino, Pesquisa e Extensão; Lidera o Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento Social e Turismo na Amazônia”; Membro do Conselho Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade ISSN 2237-1648, avaliada com Qualis B3 ENSINO (UNEMAT). Professora do Plano Nacional de Formação de Professores do Parfor (CAPES); Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazonia (UFAM) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico em Educação) (UERR). Consultora Ad Hoc do Conselho de Ética em Pesquisa da UEA. Consultora Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Membros da Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular do MEC. Na Faculdade Boas Novas trabalha como docente desde 2008. Possui experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando principalmente em comunidades rurais com a Educação Ambiental, Educação Rural, Educação do/no Campo e Desenvolvimento Social/Rural/Sustentável. 

 

 

Evandro Luiz Ghedin

foto-ghedinLattes: http://lattes.cnpq.br/5879015398476679

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas(2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2010), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Estadual Mário de Andrade(1984), ensino-medio-segundo-graupelo Projeto Logos II(1991) e aperfeicoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina(1994). Atualmente é Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto, Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel), Professor Doutor da Universidade Estadual de Roraima e Professor Pesquisador da REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia e Didática do Ensino de Filosofia.

 

Hector José Garcia Mendonza

foto-hectorLattes: http://lattes.cnpq.br/1661826896260586

Bacharel em Matemática pela Universidade Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV), Cuba; Mestrado em Informática Educativa pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC), Cuba e Doutorado em Educação do programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha. Revalidado pelo programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Ex-professor dos departamentos de Matemática nas universidades cubanas Instituto Superior Pedagógico Juan Marinello (ISJPM) e Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC). Professor Associado I da Universidade Federal de Roraima (UFRR) atuando na Licenciatura e Bacharelado em Matemática, coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e professor permanente do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Na Universidade Estadual de Roraima (UERR) atua como professor permanente dos mestrados, profissionalizante em Ensino de Ciência e acadêmico em Educação. Professor do programa de doutorado Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Pesquisador no tema A Resolução de Problema em Matemática como Metodologia de Ensino, fundamentada nas teorias da Atividade de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e a Aprendizagem Significativa de Ausubel.

 

Hilda Maria Freire Montysuma

foto-ildaLattes: http://lattes.cnpq.br/7011588463071935

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1989), mestrado em Mestrado em Educação pelo Ministério de Educação da República de Cuba (1999) e doutorado em Ciência da Educação pelo Ministério de Educação da República de Cuba (2003). 

 

 

Jaci Lima da Silva

foto-perfilLattes: http://lattes.cnpq.br/5983985428026759

Possui graduação em Engeª Op. Modalidade Eletrônica (Telecomunicações) pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1980), graduação em Licenciatura em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1992), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (2002), mestrado em Ciência de la Educación Superior pela Universidade Camilo Cienfuego (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, atualmente desempenha a função de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica nesta Instituição, Professor Permanente do Mestrado em Educação ( Mestrado em Associação entre UERR/IFRR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica; matemática; ciência, tecnologia e sociedade (CTS). É co-autor no livro Orientadores em foco: O processo da orientação de teses e dissertações em educação.

 

João Paulino da Silva Neto

foto-perfilLattes: http://lattes.cnpq.br/9426257687412788

Doutorado em Antropologia Social (UNAM, 2012), Universidade Nacional Autônoma do México; Mestrado em Pedagogia – Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM, 2007) e graduação em Educação de Jovens e Adultos – Universidade do Estado da Bahia (UNEB,1996). Linhas de pesquisa: Antropologia Social, Pedagogia, Sociolinguística e Educação. Pesquisa: currículo e infância intercultural, metodologia qualitativa, didática na formação de professores, multiculturalidade/interculturalidade/ e intra-intercultiuralidade,epistemologia intercultural, escolas indígenas/escolas formais e formação de professores pesquisadores e reflexivos. Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON),UFRR-Pesquisador; Grupo de pesquisas educacionais, autobiográficas, interdisciplinares e interculturais de Roraima, UFRR-Pesquisador; Grupo de Pesquisa para Análise e Descrição de Línguas Naturais,UFRR-Pesquisador; Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas no Ensino de Espanhol, Manifestações Literárias, Cultura e Interculturalidade – IFRR-Pesquisador e Grupo de Estudo Interdisciplinar em Etnoeducação (GEINE), IFRR-Pesquisador.

 

 

Maria Socorro Lucena Lima

foto-mariaLattes: http://lattes.cnpq.br/1596146508437623

Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri – URCA, mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1995), doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo – USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Universidade de São Paulo (USP-2007), com estágio na Universidade do Minho- Portugal. Pertence ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Estadual – UECE, como professora e pesquisadora e leciona no curso de Pedagogia na disciplina Orientação de Monografia . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio, atuando e publicando principalmente no campo do Estágio curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continuada. Atualmente, coordena a linha de Pesquisa: Docência no Ensino Superior e na Educação Básica, é líder do GEPEFE – Fortaleza e professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. 

 

Maristela Bortolon de Matos

foto-perfilLattes: http://lattes.cnpq.br/2400291901351784

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1990). Especialização em Metodologia do Ensino e Metodologia do ensino Superior. Mestrado em Ciencias de la Educación Superior – Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001), convalidado pelo Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Educação pela UNISINOS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Experiência na área de Educação e Educação Física, Metodologia e Gestão, Planejamento e Metodologia Científica. Vice Coordenadora e professora do Mestrado em Educação da UERR/IFRR 

 

Sérgio Luiz Lopes

foto-sergiLattes: http://lattes.cnpq.br/1950611302869986

Professor Assistente A, nível I e Coordenador do Curso de Licenciatura em DUCAÇÃO DO CAMPO, DA Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, na base Formação de educadores: Saberes e competências, coordenada pelo prof. Dr. Bernard Charlot (PARIS VIII-UNESCO-UFS). Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do prof. Dr. Alípio Sousa Filho (UFRN) e graduação em ciências sociais com bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor das disciplinas: sociologia (graduação) e História da educação do campo e Fundamentos da sociologia (Mestrado de educação, Universidade Estadual de Roraima-Instituto Federal de Roraima). Líder do GRUPO de pesquisa que se propõe a: entender o sentido dA DOCÊNCIA para o professor da educação do campo, no Estado de Roraima, Brasil. Principal área de atuação: Teoria sociológica, Fundamentos da educação e Sociologia da Educação (enfoque para o docente do campo…) 

 

Terezinha Azerêdo Rios

 

foto-perfilLattes: http://lattes.cnpq.br/4833207223427050

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP. Fez parte, por mais de 30 anos, do quadro de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP e trabalhou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, no convênio PUCSP / Universidade Pedagógica – Moçambique. É membro da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa e do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de Filosofia e Educação, especialmente da Ética e da Didática, voltando sua reflexão sobre os temas dos Fundamentos da Educação, da Formação de Professores, da Competência Profissional. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>