Licenciatura em Pedagogia

O Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima foi aprovado pela Comissão Provisória de Implantação de UERR, através do parecer nº 023/2006 e autorizado pela Resolução nº 023 de maio de 2006, publicada no Diário Oficial nº 343 de 29 de maio de 2006. Nesse momento passa-se a atender os alunos do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação, mantido pela Fundação de Educação Superior que foi extinta em janeiro de 2007. Com isso inicia-se o processo de adaptação do Curso de Pedagogia nos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Iracema, Bonfim, Surumu, Rorainópolis, Nova Colina, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Entre Rios.

Desde sua aprovação o Curso de Pedagogia tem por objetivo desempenhar ações e atividades que possibilitem o desenvolvimento do curso e consolidação da Universidade na sua articulação interna e externa em todos os campi.

O profissional formado por esse curso poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de formação pedagógica dos cursos de nível Médio na Modalidade Normal, na Educação Profissional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O Pedagogo poderá também atuar na organização de sistemas, unidades de apoio educacional, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares, na produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e nas áreas emergentes do campo educacional.

Atualmente o Curso de Pedagogia tem três projetos pedagógicos: Curso de Pedagogia Regular, Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo e Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena. Possui oito turmas presentes nas seguintes localidades: Truaru, Contão, Félix Pinto, Amajarí, Pacaraíma, São João da Baliza, Caracaraí e Boa Vista e atende trezentos e três discentes. Nas turmas descentralizadas o Curso de Pedagogia acontece na categoria Modular, já nos campi ocorre de forma regular.

 

Duração:

  • Curso de Pedagogia Regular: 08 semestres
  • Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo: 08 semestres
  • Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena: 09 semestres.

Horário:

  • Félix Pinto, Contão, Amajarí e Truaru – Modular (Sexta e Sábado)
  • Caracarai, São João da Baliza e Pacaraíma – Noturno.
  • Boa Vista – Vespertino.

 

Matriz Curricular

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia Regular

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena

Mercado de Trabalho:

  1. Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (nas seguintes modalidades: escolarização de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo e Educação Escolar Indígena) e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores (conteúdos específicos da docência e do processo ensino e aprendizagem em diferentes âmbitos: Curso Norma em nível médio e superior, programas especiais de formação pedagógica, programas de educação continuada).
  2. Gestão, Supervisão e Orientação Educacional – organização do trabalho pedagógico (planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação nos sistemas de ensino e nos processos educativos formais e não formais).

Campi

  • São João da Baliza – Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo
  • Caracaraí – Curso de Pedagogia
  • Pacaraima – Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena
  • Boa Vista – Curso de Pedagogia

Turmas descentralizadas:

  • Félix Pinto – Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo
  • Amajarí – Curso de Pedagogia
  • Contão – Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena
  • Truaru – Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Escolar Indígena

 

Coordenador(a): Profª Msc. Mª Elcineide de A. Marialva.

E-mail da coordenação: coordenapedagogia.uerr@gmail.com

Docentes e link Currículo Lattes