Licenciatura em História

Licenciatura em História
p1-001O Curso de Licenciatura em História tem por objetivo geral preparar profissionais para o exercício da docência e pesquisa, capazes de dominar os saberes teórico-práticos necessários ao ofício de historiador e aptos a compreender criticamente a sociedade brasileira nas suas múltiplas peculiaridades, articulando os conhecimentos construídos ao longo do curso com a história local e universal. Nosso curso destaca-se pelas atividades de extensão desenvolvidas dentro e fora da universidade, em escolas e arquivos históricos no estado de Roraima.

Formamos profissionais capazes de suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento (docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, em espaços formais e não-formais, preservação do patrimônio histórico, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.).
e-mail da coordenação do curso: historia@uerr.edu.br

Duração do Curso
A duração mínima é de oito semestres (4 anos); a duração padrão é de nove semestres (4,5 anos) e tempo máximo para integralizar a matriz curricular é de treze semestres (6,5 anos).
O estudante ingressante (primeiro semestre) deve estar matriculado em todas as disciplinas regulares do semestre e ser aprovado em pelo menos duas para manter-se regular. A partir do segundo semestre do curso, o aluno regular deve cumprir um número mínimo de 4 créditos no semestre necessários para a manutenção do seu vínculo com a Instituição, sendo que o máximo de créditos semestrais será estipulado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
p2O PPC apresenta um currículo dinâmico e atualizado, adequado à realidade brasileira e amazônica, proporcionando aos estudantes uma formação que associa pesquisa e ensino de forma contínua.
Clique AQUI para ter acesso ao Projeto Pedagógico do Curso, com a matriz curricular, ementas e bibliografia.
Veja AQUI a matriz curricular completa.

 

Corpo Docente
Nosso corpo docente é integrado por pesquisadores doutores e mestres, com experiência no ensino superior e na educação básica, formados em instituições respeitadas nacionalmente, que atuam tanto na Licenciatura em História quando no ensino de pós-graduação (Especialização em História da Amazônia da UERR).

André Augusto da Fonseca: experiência de dez anos no ensino superior. Doutor em História Social pela UFRJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Lecionou História no Ensino Fundamental, na rede pública, de 1996 a 2006. Desde 2007 trabalha na formação de professores. Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima (Licenciatura em História). Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação e História, atuando nos seguintes temas: Amazônia no período colonial; ensino de História; metodologia da pesquisa; história oral e História da Educação. No momento, desenvolve pesquisa sobre o impacto das reformas do despotismo esclarecido na Amazônia Ocidental, na segunda metade do século XVIII (currículo completo aqui ). e-mail: andreaugfonseca@gmail.com. Página do professor: andreaugfonseca.blogspot.com

Giseli Deprá: experiência de seis anos no ensino superior. Mestre em História, Região e Identidades pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Possui graduação em História e Especialização em História e Região pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência em docência com Ensino Superior e formação de professores indígenas. Desenvolveu e orientou pesquisas científicas e projetos de extensão universitária. Colaborou no processo de construção de Projetos Políticos Pedagógicos e reconhecimentos de cursos superiores. A área de atuação corresponde à etno história/história indígena, História de Roraima, Estudos sobre a Imprensa, Orientação à pesquisa científica. Desde março de 2014 é professora efetiva do Curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Roraima (currículo completo aqui ). e-mail: giselidepra@hotmail.com

Lucas Endrigo Brunozi Avelar: experiência de onze anos no ensino superior. Doutorando em História na USP. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Colonia e do Brasil Colônia. Desenvolve pesquisa na área de história colonial, história das bebidas e da embriaguez (currículo completo aqui). e-mail: lucasjabora@yahoo.com.br

Manoel Ribeiro Lobo Junior: experiência de oito anos no ensino superior. Mestre em sociedade e fronteiras (PPGSOF – UFRR). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (2006). Especialista em História Regional, Professor Universitário do curso de História da UERR. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Roraima UFRR. Pesquisa juventude, negritude e História de Roraima no século XX (currículo completo aqui). e-mail: manoelloborr@yahoo.com.br

Maria Jose dos Santos: experiência de onze anos no ensino superior. Doutoranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará – UFPA. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (2003) e mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é concursada da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: terra, migração, camponeses, sindicalismo rural (currículo completo aqui). e-mail: mariarr_santos@yahoo.com.br

Raimunda Gomes da Silva: experiência de dezesseis anos no ensino superior. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura plena em história pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora do ensino superior da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História Oral, com ênfase nos estudos de gênero (currículo completo aqui). e-mail: silvaraimunda@uol.com.br

Jakson Hansen Marques (horista): experiência de dez anos no ensino superior. Doutorando no Programa Sociedade e Cultura na Amazônia na UFAM. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em História do Brasil pelas Faculdades Integradas Espirita. Mestre em Antropologia Social na UFPR. Colaborador da área de História da revista Sociedade em Estudos da Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe da Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Professor da Faculdade Estácio da Amazônia. Atuou como professor substituto na UFRR, departamento de Ciências Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: história, representação, identidade, religiosidades e antropologia (currículo completo aqui ). e-mail: jakson_marques@hotmail.com

Francisco Marcos Mendes Nogueira (horista): Doutorando em História (PPGH/UFRGS). Mestre em sociedade e fronteiras (PPGSOF – UFRR). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. Áreas de interesse: Migração, território e territorialidades de Migrantes; Iconografia, com ênfase em fotografia como fonte histórica; e Metodologias no ensino de História. Atualmente, no, pesquisa a “produção e o uso” do Território Simbólico-Cultural dos migrantes maranhenses no estado de Roraima por meio das expressões culturais (currículo completo aqui). e-mail: marcos2201@gmail.com

Eventos e documentação do curso

23/10/2017 – 27/10/2017: III Semana de História da UERR
Inscrições e programação: clique AQUI

Normas e formulários para TCC: clique AQUI

Para conhecer as linhas de pesquisa do curso, clique AQUI

Normas e instruções para as Horas Complementares

 

Monografias do Curso de História:

GILDEANE A MENDES – QUADRINHOS POSSIBILIDADE METODOLOGICA ENS HISTORIA

GRACILENE SANTANA OLÍVIO – A POLÍTICA DE CHICO MENDES

MARIA F CHAVES – A INTROD DA PECUARIA NA REGIAO DO RIO BRANCO 1787

VALDELICE N S MENDONÇA – AS PERSPECTIVAS DO ENS HISTORIA – PCN

WILANE A SILVA – OS DESAFIOS DA EDUC CONTEMP O ENSI DE HISTÓRIA E O EMPREGO DAS NOVAS TEC I

WILANE A SILVA – OS DESAFIOS DA EDUC CONTEMP O ENSI DE HISTÓRIA E O EMPREGO DAS NOVAS TEC II

ALEX KENNEDY – A Importância do Estágio na Formação do Professor de História

CREANE S SANTOS – DISPUTANDO TERRAS, RIOS E ALMAS – AS FRONTEIRAS DO RIO BRANCO E DO RIO NEGRO ENTRE 1770 E 1800

Daniela C Moreira – MÃO DE OBRA ESCRAVA AFRICANA no Grão Pará e Maranhão

ELESSANIA V N DOS REIS – OS ALDEAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO RIO BRANCO

Eliane Reis Monteiro – AS RELAÇÕES ENTRE AS POVOAÇÕES DO DIRETÓRIO NA CAP DO RIO NEGRO 1751 A 1798

Elismara S Oliveira – O GENOCÍDIO DOS INDÍGENAS WAIMIRI-ATROARI 1968-76

Eluenos V Reis – O FESTEJO DE SANTO ISIDORO EM ALTO ALEGRE

Giovani K. PESSOA – REMAR, PLANTAR, INFORMAR, PRATICAR… REBELAR-SE! POVOS INDÍGENAS E EUROPEUS NO VALE DO RIO BRANCO SETECENTISTA

Graça de Maria Albuquerque – A CRIAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA

JOSIANE BARBOSA – A DITADURA MILITAR NO TERRITÓRIO FEDERAL DE RORAIMA

LUZIA F CHAVES – A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE

MARCIO BEZERRA – NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

MIRIAN F CHAVES – A EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA INDÍGENA NO VALE DO RIO BRANCO sec XVIII-XIX

Paulo Trindade – FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARACARAÍ

RUY A BRAGA – DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL LEGISLAÇÃO E ATO INSTITUCIONAL N 5

SHIRLEY Rodrigues – EVANGELIZAÇÃO INDÍGENA na comunidade Sorocaima I

SILVA Elizangela MIGRAÇÃO DE MARANHENSES PARA ALTO ALEGRE

Sugestões de leitura

Para você ficar atualizado(a) na sua área: revistas científicas importantes de nossa área e blogs
Revista Brasileira de História
Revista História Hoje
Revista História da Historiografia
Revista Topoi
Revista de História da USP
Blog Avaliação Educacional, de Luiz Carlos de Freitas, importante pesquisador sobre política educacional, discutindo as notícias mais atuais sobre educação.

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