Licenciatura em História

O Curso de Licenciatura em História tem por objetivo geral preparar profissionais para o exercício da docência e pesquisa, capazes de dominar os saberes teórico-práticos necessários ao ofício de historiador e aptos a compreender criticamente a sociedade brasileira nas suas múltiplas peculiaridades, articulando os conhecimentos construídos ao longo do curso com a história local e universal.

Através da formação complementar a interdisciplinar, o profissional formado neste curso estará em condições de suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento (Magistério em todos os graus, preservação do patrimônio histórico, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc).

Atualmente, desenvolvemos atividades de extensão em escolas e arquivos históricos no estado de Roraima, além de formar profissionais historiadores em Boa Vista, Alto Alegre e Caracaraí.

Duração do Curso

O aluno terá o prazo mínimo de quatro anos e o máximo de oito anos para integralização da matriz curricular do Curso.

Clique AQUI para ter acesso ao projeto completo do curso, com a matriz curricular, ementas e bibliografia .

Veja AQUI a matriz curricular completa.

 

25 a 28 de outubro de 2016: II Semana de História da UERR

Outros eventos em 2016 em História e áreas afins: clique AQUI

Normas e formulários para TCC: clique AQUI

Para conhecer as linhas de pesquisa do curso, clique AQUI

Normas e instruções para as Horas Complementares

 

Monografias do Curso de História:

GILDEANE A MENDES – QUADRINHOS POSSIBILIDADE METODOLOGICA ENS HISTORIA

GRACILENE SANTANA OLÍVIO – A POLÍTICA DE CHICO MENDES

MARIA F CHAVES – A INTROD DA PECUARIA NA REGIAO DO RIO BRANCO 1787

VALDELICE N S MENDONÇA – AS PERSPECTIVAS DO ENS HISTORIA – PCN

WILANE A SILVA – OS DESAFIOS DA EDUC CONTEMP O ENSI DE HISTÓRIA E O EMPREGO DAS NOVAS TEC I

WILANE A SILVA – OS DESAFIOS DA EDUC CONTEMP O ENSI DE HISTÓRIA E O EMPREGO DAS NOVAS TEC II

 

CORPO DOCENTE

Amarildo Nogueira Batista
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (2013), Especialista em Gestão Educacional, Universidade Federal do Amazonas (2001), Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Roraima (2000) e Licenciado em História pela Universidade Federal de Roraima (1994). Tem experiências na área de docência, elaboração de projetos, produções técnicas e orientações de trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento do Memorial Profissional como forma de avaliação docente.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/6419850770305586)
e-mail: amarildoleao@oi.com.br

André Augusto da Fonseca
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Lecionou História no Ensino Fundamental, na rede pública, de 1996 a 2006. Desde 2007 trabalha na formação de professores. Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima (Licenciatura em História), cursando o Doutorado em História Social na UFRJ. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação e História, atuando nos seguintes temas: Amazônia no período colonial; ensino de História; metodologia da pesquisa; história oral e História da Educação. No momento, desenvolve pesquisa sobre o impacto das reformas do despotismo esclarecido na Amazônia Ocidental, na segunda metade do século XVIII.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/6682660886327044)
e-mail: andreaugfonseca@gmail.com
página do professor: andreaugfonseca.blogspot.com

Eduardo Vieira Gonçalves
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Roraima (1996). Pós-Graduação latu sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor do Quadro Efetivo da Universidade Estadual de Roraima.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/6762297192224689)
e-mail: fares.eduardo@gmail.com

Giseli Deprá
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Especialização em História e Região pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), Mestrado em História, Região e Identidades pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Tem experiência em docência com Ensino Superior e formação de professores indígenas. Desenvolveu e orientou pesquisas científicas e projetos de extensão universitária. Colaborou no processo de construção de Projetos Políticos Pedagógicos e reconhecimentos de cursos superiores. A área de atuação corresponde à etno história/história indígena, História de Roraima, Estudos sobre a Imprensa, Orientação à pesquisa científica. Desde março de 2014 é professora efetiva do Curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Roraima.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/9855432778700243)
e-mail: giselidepra@hotmail.com

Lucas Endrigo Brunozi Avelar
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Colonia e do Brasil Colônia. Desenvolve pesquisa na área de história colonial, história das bebidas e da embriaguez.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/9329309249322337)
e-mail: lucasjabora@yahoo.com.br

Manoel Ribeiro Lobo Junior
Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Roraima (2006). Especialista em História Regional, Professor Universitário do curso de História da UERR. Estudante de Mestrado no Programa de pós-graduação em sociedade e fronteiras PPGSOF; Professor do Curso de História da Universidade Federal de Roraima UFRR. Pesquisa juventude, negritude e História de Roraima no século XX.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/8575144250155341)
e-mail: manoelloborr@yahoo.com.br

Manoel Aires da Silva Neto
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (2011) e mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: migração, fontes orais, trabalhadores rurais.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/4822836649685467)
e-mail: manoel.matrix@gmail.com

Maria Jose dos Santos
Doutoranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará – UFPA. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (2003) e mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é concursada da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente no seguinte tema: terra, migração. camponeses, sindicalismo rural.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/7295071152947319)
e-mail: mariarr_santos@yahoo.com.br

Raimunda Gomes da Silva
Possui graduação em Licenciatura plena em história pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora do ensino superior da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de História Oral, com ênfase nos estudos de gênero.
(currículo completo em http://lattes.cnpq.br/0154979627456692)
e-mail: silvaraimunda@uol.com.br