PROJETOS

1. LUZ NA MATA, FLORESTA NA LATA!

O projeto tem como objetivo realizar a divulgação e a popularização da ciência com crianças ribeirinhas, tendo como eixo o tema luz e a produção de fotografias em lata. Para tal, organiza-se em um sistema de mão dupla na divulgação e popularização da ciência, visto que leva os saberes científicos às crianças da floresta e dela retornam com imagens e produtos desse novo saber, materializados em fotografias. Essas últimas, atuam como mediadoras no reconhecimento de um modo de vida distinto do modo de vida urbano. A experiência ora proposta será concretizada por meio de exposições das fotografias produzidas pelas crianças ribeirinhas e pela elaboração de um livro ao qual será anexado os relatos das crianças sobre a aprendizagem adquirida com a experiência.

Financiador(es): Instituto TIM juntamente com o CNPq – Auxílio financeiro.
Coordenador:  Prof. Dr. Thiago José Costa Alves (UERR)
Pesquisadores envolvidos: Profa. Dra. Juliane Marques de Souza (UERR); Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (UERR); Prof. Dr. Alexandre Curcino (UERR); Prof. MSc. Thiago Orsi Laranjeiras (ICMBIO)

2. PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS PESQUEIROS ARTESANAIS DO BAIXO RIO BRANCO:  comunidades de Sacaí e Terra Preta, Caracaraí, Roraima, Brasil

 
O presente programa visa, a partir da implantação de ações de extensão direcionadas, o fortalecimento do sistema produtivo pesqueiro nas comunidades ribeirinhas de Sacaí e Terra Preta, município de Caracaraí, Roraima. Por meio de uma estratégia dialógica, de diagnóstico, reflexão, proposição e avaliação participativas, pretende-se avançar na valorização do pescado proveniente da região, estimular o diálogo entre o poder público e as comunidades e mediar o processo de acesso à políticas sociais e previdenciárias. No tocante à esfera universitária, a presente proposta propõe-se a estimular o fazer profissional contextualizado e consciente das particularidades do estado de Roraima, deixando de legado à sociedade roraimense profissionais críticos e conhecedores da realidade do estado. 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Financiador(es): MEC/Sisu

Coordenador:  Prof. Dr. Thiago José Costa Alves (UERR)
Pesquisadores envolvidos: Profa. Dra. Juliane Marques de Souza (UERR); Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (UERR); Profa. Dra. Antônia Ivanilce Castro Dácio (UFAM); Profa. MSc. Jayne Isabel da Cunha Guimarães Chiacchio (UERR); Profa. MSc.Laurinete Rodrigues da Silva (UERR); Profa. MSc. Márcia Teixeira Falcão (UERR) e Profa. MSc. Paula Lorrane de Jesus Lopes (UERR).

3. PROSPECÇÃO FITOFOSSILÍFERA EM DEPÓSITOS MESO-CENOZÓICOS DA BACIA DO TACUTU, RORAIMA, BRASIL

 
A bacia sedimentar do Tacutu, localizada a nordeste do estado de Roraima é preenchida por sedimentos meso-cenozóicos. Seu conteúdo fossilífero é ainda pouco conhecido, no entanto, primeiros registros de macrofósseis vegetais indicam a necessidade de maior investimento em ações de prospeção por sua fundamental importância para o aprofundamento no conhecimento da evolução desta bacia sedimentar. Neste sentido, o presente projeto se propõe a intensificar a coleta de macro e microfósseis vegetais visando posicioná-los estratigraficamente e identificá-los taxonomicamente. Pretende-se, com isso, contribuir com o avanço da palentontologia no estado de Roraima e na compreensão das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas da porção norte da Amazônia Setentrional ao longo dos últimos milhões de anos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenador:  Profa. Dra. Juliane Marques de Souza (UERR)

4. ILUMINANDO OS CAMINHOS DA VIDA NA TERRA
 
Produzir uma exposição interativa envolvendo os temas luz e vida, destacando a importância da luz para a evolução da vida e o incremento na biodiversidade desde o surgimento da Terra até os dias atuais. Assim como a elaboração e produção de material didático para complementar a exposição sobre o tema a ser distribuído durante o evento em escolas da capital e interior do Estado de Roraima. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenador:  Profa. Dra. Juliane Marques de Souza (UERR
Pesquisadores envolvidos: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (UERR); Prof. Dr. Oscar Tintorer (UERR); Profa. Dra. Bianca Ottoni-Boldrini (UFRR); Prof. Dr. Rafael Boldrini (UFRR); Profa. Dra. Andreia Silva Flores (MIR); Prof. Dr. Rodrigo Schultz Rodrigues(UFRR).

5. XXIV Feira Estadual de Ciências de Roraima, VI Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e VIII Torneio Estadual de Robótica Educacional
 
Realizar a XXIV Feira Estadual de Ciências de Roraima, a VI Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o VIII Torneio Estadual de Robótica Educacional, tendo como objetivo a proposta de estimular a criatividade, valorizar a experimentação, a inovação e a utilização do método científico, incentivar trabalhos interdisciplinares e a atitude investigativa, buscando estimular o trabalho colaborativo e as atividades de iniciação científica na educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Coordenador: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti
Pesquisadores envolvidos: Profa. Dra. Juliane Marques de Souza; Prof. MSc. Juciel Silva Souza; Profa. Dra. Régia Chacon Pessoa ; Profa. MSc. Elena Campo Fioretti; Prof. MSc. Iury José Sodré Medeiros; Profa. MSc. Geanmi Anastácio Pereira; Prof. MSc. Walter Eduardo Ferreira Parente;Profa. Misiara Neves dos Santos; Profa. Vânia de Lourdes das Graças Teles; Profa. MSc. Maria do Socorro Magalhães de Sousa;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>