• RSS Feed
  • Wordpress

Owncloud – A melhor escolha para armazenar e compartilhar informações

Resultado de imagem para owncloud

Muitas vezes queremos compartilhar um arquivo, seja um documento, planilha, apresentação, foto, etc, para algum colega de trabalho ou amigo, e a primeira opção que vem a mente é enviar um e-mail para esta pessoa.

Porém, agora temos outros problemas, como por exemplo, o limite do tamanho do anexo do e-mail, a demora para anexar o arquivo e também a demora para enviar a mensagem, sem contar que a mensagem enviada ficará armazenada, consumindo espaço da caixa postal, muitas vezes desnecessário, pois não queremos, ou não precisamos, armazenar aquela informação.

Como podemos perceber, enviar um e-mail não é a melhor opção neste caso e sim utilizar um serviço de armazenamento e compartilhamento de informações, como o ownCloud.

O ownCloud é um software que fornece uma área de armazenamento de dados na nuvem, com opções de sincronização de arquivos, visualização e compartilhamento com outras pessoas. Por trás deste projeto está a empresa, de mesmo nome, ownCloudhttp://owncloud.com.

As principais vantagens do ownCloud estão na segurança, pois podemos escolher onde hospedar a solução, e na customização, já que se trata de um software livre. E mais, temos uma solução ideal para armazenar e acessar suas informações de qualquer lugar, proporcionando também uma maneira inteligente de backup.

Além disto, o ownCloud agrada a todos os usuários, seja de Linux, Mac, Windows, Androir ou iOS, pois agora os seus arquivos, fotos, músicas, calendários, etc, ficam disponíveis em sua nuvem privada.

O ownCloud permite que você crie sua própria nuvem, e que pode ser acessada a partir de qualquer navegador. Na prática: você instala no seu servidor, ou em um servidor ligado a sua(s) máquina(s), e determina o que quer acessar: arquivos, calendário, tarefas, suas imagens, fazer backup, entre outros.

Há também uma série de coisas interessantes que poderá fazer com o ownCloud:

– customizar temas
– visualizar arquivos do tipo ODF
– baixar e subir arquivos através de “drag and drop”
– compartilhar arquivos com outros e avisá-los das atualizações

A UERR agora conta com o owncloud por meio do endereço interno http://arquivos.uerr.edu.br e externo onde os colaboradores que possuem credenciais de acesso a intranet podem usurfruir deste serviço, tendo acesso aos arquivos compartilhados do seu setor de lotação. O owncloud está disponível também como um cliente de sincronização de arquivos no sistema operacional (seja Windows ou Linux), onde o usuário do computador utiliza os arquivos compartilhados como se fosse arquivos nativos do computador.

Esta divisão no período de 22 à 26/08/2016 esteve visitando todos os setores do campus Boa Vista para instalação e disponibilização de acesso ao Owncloud, os colaboradores que ainda não possuem acesso devem entrar em contato por meio do ramal 2121 0940.

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite: *