Licenciatura em Filosofia

O Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual de Roraima representa o único curso presencial de Filosofia do estado de Roraima. Ele tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos uma sólida formação teórica e prática em Filosofia, sendo que a prática filosófica do curso, embora tenha ênfase na docência, deve ser tomada como uma postura ativa diante da pesquisa e da produção do conhecimento, de modo que o acadêmico incorpore tal postura em sua vida profissional. Nesse sentido, é possível definir a prática profissional do licenciado em Filosofia enquanto uma competência docente em constante mudança através de seu próprio desenvolvimento acadêmico, que inicia com o ingresso na Universidade, mas que não finda ao término do curso. Ela deve ser encarada como uma incorporação e efetivação do conceito de autonomia, marcando tanto o processo formativo quanto a postura egressa do licenciado. De modo específico, o Curso de Filosofia da UERR pretende, em espaço e tempo curricular previamente ponderados, estabelecer eixos articuladores entre: a) teoria filosófica e prática docente; b) pesquisa e extensão universitária; c) dimensão pedagógica e de conteúdos básicos; d) atividades complementares e outras dimensões acadêmicas.

Duração do Curso

Mínimo: oito (8) semestres – quatro (4) anos.

Máximo: dezesseis (16) semestres – oito (8) anos.

 

Grau conferido

Licenciado(a) em Filosofia.

 

Turnos de funcionamento das turmas

Matutino e Noturno.

 

Projeto Pedagógico

 

Mercado de trabalho

O curso é direcionado mais especificamente para a formação de professores de filosofia, da qual há uma grande demanda atualmente em todo o país, em especial, no Norte e Nordeste. Tal demanda surgiu mais especificamente após a aprovação da lei que obrigada o ensino de filosofa no Ensino Médio. Entretanto, o campo de trabalho é muito mais amplo. Com um domínio de línguas estrangeiras, por exemplo, o profissional pode concorrer a bolsas de pesquisa em universidades ou traduzir obras clássicas. A formação em filosofia pode ser também um diferencial em carreiras como as de jurista, psicólogo, neurocientista e linguista. O profissional em filosofia também é muito requisitado para compor grupos interdisciplinares de pesquisa, principalmente nas áreas de ciências cognitivas, bioética, educação e política.

 

Campi de funcionamento das turmas

Multicampi.

 

Coordenador de Curso

Elemar Kleber Favreto

 

E-mail da coordenação

coordenafilosofia@hotmail.com

filosofia@uerr.edu.br

 

Site do curso:

 

https://sites.google.com/site/filosofiauerr

 

COORDENAÇÃO DE CURSO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA – UERR

Rua Sete de Setembro, 231 – Canarinho, Boa Vista – Roraima

CEP 69306-530 – Fones: (95) 2121-0927/2121-0938/2121-0941

 

 

Professores

Claudio Sipert

Graduado em filosofia (bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2004). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008). Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com período sanduíche na Universität Trier – Alemanha. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”. Atua como professor assistente do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

Edgard Vinicius Cacho Zanette

Graduado em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, e mestre em Filosofia pela mesma instituição. Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde é orientado pelo professor Dr. Enéias Forlin. Atuou como: professor do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná; professor colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; e, professor colaborador da Universidade de Campinas – UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”. Atualmente é professor assistente na Universidade Estadual de Roraima (UERR), lotado no curso de Filosofia.

http://lattes.cnpq.br/2166678241355907

Elemar Kleber Favreto

Graduado (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2005), mestre em Filosofia pela mesma universidade (2007) e pós-graduado (especialista) em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq: “História da Filosofia Moderna e Contemporânea – UNIOESTE”, “aRRthe – Grupo de Pesquisas em História da Arte de Roraima – UFRR” e “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”. Atua como professor assistente no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

http://lattes.cnpq.br/6236740867535912

Elialdo Rodrigues de Oliveira

Graduado em Teologia (bacharelado) e Filosofia (licenciatura) pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2000). Graduado em Pedagogia (licenciatura) pela Faculdade Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil – FACETEN (2011). Especialista em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (2005). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UNESA (2009). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010). Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UNESA. Atua como professor assistente no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

http://lattes.cnpq.br/6343260886849900

Francisco Rafael Leidens

Graduado (licenciatura) em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2007) e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2011). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”; além do Grupo de Estudos Nietzsche (UFPel). Atua como professor assistente do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR, onde também exerce o cargo de Coordenador de Curso.

http://lattes.cnpq.br/0581903657571070

Marlene Schlup Santos

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR (1971) e graduada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1975). Possui especialização em Ecoturismo pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará – UFPR (2001) e especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1999). Atualmente é professora assistente do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

http://lattes.cnpq.br/7110394422117909

Marcos Alexandre Borges

Graduado (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2004) e mestre em Filosofia pela mesma universidade (2009). Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”. Atua como professor assitente no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

 http://lattes.cnpq.br/1558766439362292

Oziris Alves Guimarães

Bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano – CENESC (1992) e Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília – UCB (1995). Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília – UCB (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2003). Foi professor da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2001-2004), da Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2004-2012). Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Atua como professor assistente do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

Rafael Parente Ferreira Dias

Graduado (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2008) e mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho – UGF (2011). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: “NEPTE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado – UERR/UFRR”. Atua como professor assitente no curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

http://lattes.cnpq.br/0388401677161790