Bacharelado em Turismo

As rápidas transformações ocorridas no mundo, o avanço tecnológico e os meios de comunicação incidem na sociedade e na natureza, aumentando assim, os desafios educacionais para a conquista democrática e a humanização das distintas relações que os homens estabelecem entre si, a sociedade e a natureza.

O curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Roraima, com ato de criação publicado pelo parecer 027 de 2006 e Resolução nº. 27 de 26/05/2006 está presente nos municípios de Boa Vista, Caracaraí e Pacaraima. A primeira revisão do projeto pedagógico do curso de Turismo foi aprovada no dia 20 de julho de 2010, por meio da resolução nº 11/2010.

A Universidade Estadual de Roraima (UERR), no desempenho de suas atividades didático-pedagógicas, tem a perspectiva de responder aos anseios da comunidade educacional do Estado, no intuito de atender à formação inicial e continuada de bacharéis em Turismo, habilitando-os para enfrentarem os desafios e exigências do mercado e da sociedade contemporânea, sobretudo na realidade local.

Para tanto, o curso de Turismo está em consonância com os princípios científico-pedagógico-metodológicos e padrão de qualidade estabelecida pela própria UERR, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo (Parecer CNE/CES no. 0288/2003, de 06 de novembro de 2003).

Este curso contempla a pesquisa como instrumento de produção de conhecimento e atividades relacionadas aos diversos aspectos do desenvolvimento profissional do Bacharel em Turismo, no sentido de possibilitar ao acadêmico a reflexão crítica sobre a sua prática laboral e social, com o intuito de identificar problemas e soluções na sua área de atuação.

Desta forma, o curso pretende formar profissionais do Turismo para atuar nas esferas privada e pública, bem como contribuir com o fomento e desenvolvimento do turismo em Roraima. Além disso, o curso tem sua ênfase em segmentos de turismo cultural e de natureza, elementos de grande importância no contexto amazônico.

Objetivo Geral

Formar profissionais capazes de identificar, criticar, aprimorar e aplicar os conhecimentos da área de Turismo com ênfase em turismo em ambientes naturais e turismo cultural, exercendo com ética, profissionalismo e proficiência suas atribuições, com capacidade científica e instrumental para a percepção crítica e intervenção na realidade e estímulo a pesquisa.

Objetivos Específicos

Compreender o fenômeno turístico em sua totalidade;

Desenvolver uma visão holística dos empreendimentos turísticos;

Conhecer, identificar e valorizar as riquezas culturais locais, regionais, nacionais e universais; com vistas o desenvolvimento das potencialidades naturais para o desenvolvimento do Ecoturismo;

Desenvolver na prática os princípios da diversidade e inclusão cultural;

Pautar a prática profissional nos princípios e pressupostos do desenvolvimento sustentável;

Desenvolver valores e atitudes de preservação, valorização e sustentabilidade do meio ambiente e seus recursos naturais;

Planejar, gerir, implantar e controlar atividades turísticas em núcleos demandados;

Construir e apresentar domínio dos conhecimentos teóricos e práticos da área de Turismo, consoantes com as transformações socioeconômicas, com a qualidade e exigências do mercado;

Habilitar-se a atuar dentro da realidade e da prática de atividades turísticas por meio de uma visão integral do fenômeno turístico e consciente da necessidade de formação continuada;

Contextualizar-se como agente transformador na sociedade, enquanto gestor de estratégias e desenvolvimento turístico.

Duração

4 anos

Bacharelado

Título do Profissional:

Bacharel em Turismo (Turismólogo)

Turno

Noturno

Projeto Pedagógico

Campi

Boa Vista

Caracaraí

Pacaraima

Coordenador de Curso:

 Prof. Me. Bruno Dantas Muniz de Brito

Email da coordenação:

 turismo@uerr.edu.br

Linhas de pesquisa do Curso de Turismo

  1. Turismo e Desenvolvimento Regional –  Modelos turísticos  e  suas consequências; Construções  turísticas  de  base  local;  Sistemas  turísticos  locais  (Arranjos  Produtivos  Locais); Identificação de impactos e gestão de crises em espaços regionais.
  2. Turismo em Ambientes Naturais – Percepção ambiental de atores sociais em relação a atividade turística; Turismo e Unidades de Conservação; Ecoturismo; Turismo eco-científico; Turismo de Observação de Aves.
  3. Gestão de Empreendimentos Turísticos – Organizações voltadas para a prestação de serviços de alojamento, alimentação, transportes e viagens; Sistema Turístico.
  4. Turismo, cultura e território – Identidade, memória, antropologia, patrimônio,  comunidades tradicionais, percepções de atores sociais sobre o turismo e o olhar do turista.
  5. Turismo e fronteiras – A importância das relações fronteiriças e o turismo; A geopolítica regional; Contexto, desafios e oportunidades das relações fronteiriças.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Turismo consiste num eixo fundamental de reflexão e aprimoramento na relação teoria e prática, projetando no acadêmico a familiarização com os diversos segmentos de atuação possíveis nos quais o turismólogo tem capacidade de atuar frente ao exercício profissional. A atuação do acadêmico de Turismo junto ao campo de estágio será orientada por um docente do quadro efetivo do curso, o qual terá por objetivo coordenar as atividades empreendidas no decurso de seu estágio. Paralela à orientação, serão desenvolvidas pesquisas e produção de conhecimentos inerentes à prática profissional, fomentados pelos demais docentes do curso e que estejam envolvidos em projetos de pesquisa e que ofertem suporte aos acadêmicos que se encontrarem no exercício do estágio. A presente experiência prioriza a construção dos saberes teórico-práticos, numa perspectiva crítica para atuação nas diversas dimensões do turístico, considerando os desafios éticos da profissão, o engajamento profissional, a formação crítica e científica enquanto pesquisador e o compromisso com o desenvolvimento econômico e as transformações sociais acarretadas pelo turismo.

Locais de atuação de estágio

  • Projetos de monitoria devidamente cadastrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPES);
  • Projetos de extensão devidamente reconhecidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX);
  • Bases de pesquisa e grupos de estudo.

No mercado:

  • Meios de Hospedagem;
  • Agências de Viagens e Operadoras;
  • Empresas organizadoras de eventos;
  • Empresas de Recreação e Lazer;
  • Parques Temáticos;
  • Órgãos públicos;
  • Empresas de consultoria em turismo;
  • Empresas de pesquisas e planejamento em turismo;
  • Instituições de ensino técnico e profissionalizante do turismo;
  • Entidades e associações ligadas ao setor: Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Boa Vista Convention & Visitors Bureau (BVC&VB), entre outras;
  •  Restaurantes bares e similares;
  • Centros Culturais;
  • Casas de espetáculos;
  • Empresas transportadoras: Cias. Aéreas, empresas de ônibus regulares e turístico;
  • Locadora de automóveis.

Mercado de trabalho

O Curso de Graduação em Turismo da Universidade Estadual de Roraima, não somente pretende ter como resultado final um profissional preparado, mas sim um profissional apto às mudanças e, portanto, adaptável para atuar com qualidade profissional nas seguintes áreas:

Elaboração de políticas nacionais e regionais sobre o turismo;

Elaboração e execução de projetos, planos e programas turísticos;

Planejamento, organização e execução de eventos turísticos;

Realização de todas as etapas do planejamento turístico;

Emissão de parecer técnico;

Gestão de empreendimentos turísticos;

Inventariação da oferta (atrativos, produtos e serviços) turística regional;

Planejamento e implementação de roteiros turísticos;

Docência do ensino técnico e superior no Turismo;

Desenvolvimento de ferramentas, métodos e análises de pesquisas relacionados ao campo do turismo;

Assessoria e consultoria em temas voltados ao turismo em âmbito nacional e internacional

Lista de professores do curso de Turismo

Bruno Dantas Muniz de Brito – http://lattes.cnpq.br/6871129128588718

Rosijane Evangelista da Silva – http://lattes.cnpq.br/9046617515633941

Rita Lourdes Michelin – http://lattes.cnpq.br/3872541058122516

Paulo Roberto Teixeira – http://lattes.cnpq.br/2182504706523797

Ismar Borges de Lima – http://lattes.cnpq.br/1226725450970361

Thiago José Costa Alves – http://lattes.cnpq.br/4245036465823709